São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calmon pode ser denunciado

CARI RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central pode apresentar uma denúncia-crime ao Ministério Público contra o ex-controlador do Banco Econômico, Ângelo Calmon de Sá, com base na Lei do Colarinho Branco.
O balanço do banco datado de 31 de junho de 95 foi assinado por ele e está maquiado, segundo a Comissão de Inquérito do BC que investigou as contas do Econômico.
Artigos da lei caracterizam como crime contra o sistema financeiro a divulgação de informação falsa ou incompleta sobre instituições do setor, além da indução ao erro de sócio, investidor ou repartição pública competente (BC), a partir de informações falsas.
O artigo 10 considera crime incluir informações falsas ou omitir dados exigidos pela legislação nos balanços de bancos, seguradoras ou instituição do sistema de distribuição de títulos mobiliários.
Até agora, o BC enviou 182 denúncias-crime contra o Econômico ao Ministério Público, com supostas irregularidades que somam aproximadamente R$ 500 milhões. Em nenhuma delas Calmon de Sá foi citado.

Texto Anterior: PF ouve depoimentos no caso Nacional
Próximo Texto: Acordo está bem próximo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.