São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença da vaca louca é motivo de piada

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Diante das terríveis manchetes sobre desemprego e falências que têm dominado o noticiário nos últimos dias, o único remédio é esquecer que, em nome da sobrevivência, nós, nativos desta taba de proporções continentais, somos obrigados a matar ao menos um leão por dia.
Hoje pretendo fazer minha parte a fim de atenuar o estresse do leitor tapuia. Como fica difícil passar na casa de cada um para dar banhinho e passar talquinho, que tal esquecer da vida com um pouco de futilidade e cultura inútil?
Muito bem. Você conhece a piada da vaca louca? Não?
Duas vacas inglesas se encontram no pasto. Uma ruminante vira-se para a outra e pergunta: "Você já ouviu falar da doença da vaca louca?" A colega faz pouco caso: "Já, e daí?" A vaquinha se espanta com a falta de instinto de preservação da amiga: "Como, e daí? Você não está nem um pouco preocupada?" E a bovídea: "Porque deveria estar? Eu sou uma banana!"
Gostou? Aliviou aquela tensão causada pela taxa de juros, pelo carnê da financeira, pela mensalidade escolar do pimpo? Então vamos à outra historinha: ao contrário do que pensa o Chiquinho Scarpa, existem no mundo outras ilhas além da ilha de Caras.
Uma delas é a ilha de Tonga, localizada no Pacífico sul, entre Samoa e a Nova Zelândia, em um arquipélago que compreende outras 170 ilhas.
Os nativos de Tonga são descendentes de guerreiros ferozes, que, entre outros feitos, foram responsáveis pela morte do capitão inglês Cook.
Hoje porém, levam uma vida sedentária. E, para piorar, são adeptos de uma dieta rica em carboidratos e proteínas. Pois é, seu Zé, os nativos de Tonga são todos nojentos de gordos.
Mas não é que a fim de resolver o problema da obesidade, há alguns meses, o rei de Tonga baixou um decreto colocando a ilha inteira de regime?
E, ao cabo de seis semanas de dieta, sua majestade ofereceu prêmios na forma de eletrodomésticos e dinheiro aos súditos que mais perderam peso.
Para o leitor familiarizado com a língua inglesa, reproduzo algumas expressões usadas pelos nativos de Tonga -todas verdadeiras, eu juro. Bonito é "fucka offa-offa"; respeito é "fucka upa-upa" e pensar é "fucka cow-cow".
Bela herança que o capitão Cook deixou, hein?

Texto Anterior: Para PF, situação é "inusitada"
Próximo Texto: Entra ano, sai ano...; Não disse?; Fim da catacumba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.