São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD é mistura de estilos

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

A música dos Delfins vai da balada melancólica ao dançante. Sem conceito definido, põem no mesmo caldeirão soul, jazz, rock e dance, abusando dos samplers.
Mas a verdadeira originalidade da banda talvez esteja numa releitura -que se faz ouvir no meio da fusão- da tradição lírica da cultura portuguesa através da linguagem do pop. Cordas, melodias românticas e a temática ultramarina são constantes.
A canção de trabalho "Sou como um Rio" é uma balada despretensiosa e de refrão simples.
Faixas como "Canção de Engate" e "Como uma Criança" revelam a face roqueira comedida da banda, com uma discreta levada soul.
Algumas faixas revelam engajamento político, como "Marcha dos Desalinhados", que fala de diferenças sociais e "Bandeira", que protestava contra o serviço militar obrigatório.
O maior destaque do disco é a faixa "Ser Maior", composta pelo violonista Pedro Ayres Magalhães, que narra a partida de um jovem de sua casa pelo mundo, em meio a uma combinação de guitarras lancinantes.
Assim, mar, navios, partida, angústia são a fonte inesgotável de letras e melodias, mesmo quando se trata da trivial música pop.
(SC)

Disco: O Caminho da Felicidade
Artista: Delfins
Lançamento: BMG-Ariola

Texto Anterior: 'U2 português' vem destilar o seu pop lírico no Brasil
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.