São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Windows 95" registra a operação ilegal

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

O "Windows 95", novo sistema operacional da Microsoft, não conseguiu se ver livre do velho erro geral de proteção (GPF).
Embora o "Win95" administre melhor a distribuição de memória que as versões anteriores, a briga entre programas por um mesmo endereço não acabou.
Só mudou o nome -em 32 bits, o GPF virou "operação ilegal", na maioria das vezes provocada por conflitos com soft de 16 bits.
Nesse caso, as alternativas são procurar uma versão atualizada do software ou um outro programa que realize as mesmas tarefas.
Outra causa frequente de operação ilegal é o software mal instalado. A reinstalação só não resolve o problema se ele estiver nos discos do programa.
Falhas novas
Novos tipos de erro apareceram com o "Windows 95". Entre eles vale destacar o de "exceção fatal" (leia texto nesta página) e a "chamada de vínculo dinâmico".
A "chamada" costuma acontecer quando um programa busca informações em um arquivo do sistema que não estava preparado para recebê-la.
Geralmente, o programa nem abre -o aviso não deixa- e revela uma falha de programação. A mensagem também pode ocorrer quando o computador não está configurado corretamente.
É possível que haja dois drivers de dispositivos que foram instalados ou removidos recentemente.
Numa sequência de letras e números, o aviso indica o nome do dispositivo virtual, objeto e endereço do problema.
O serviço de Resposta Automática por Fax da Microsoft oferece uma lista de dez páginas identificando dispositivos virtuais.
Uma vez identificado o driver, o soft a que ele pertence deve ser desinstalado. Em outros casos, é preciso reinstalar o "Win95".
(LR)

Texto Anterior: Saiba fazer disco de boot
Próximo Texto: Memória defeituosa gera "exceção fatal"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.