São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taiwan adia manobras militares em dois meses

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

Taiwan anunciou ontem que adiou para junho o início de seus exercícios militares próximos à China e previstos para começar neste mês. Com o adiamento, Taiwan busca diminuir a tensão na região e faz concessão aos EUA.
Os EUA declararam segunda-feira que os exercícios militares "não ajudariam a diminuir a tensão no estreito de Taiwan". Os testes acontecerão na ilha de Matsu, que fica a 9 km da China. Segundo a imprensa de Taiwan, as manobras ocorreriam de 7 a 12 de abril. O início agora seria em 30 de junho.
No mês passado, a região mergulhou em sua crise mais tensa desde os anos 50. A China realizou exercícios militares para intimidar Taiwan, e os EUA enviaram, em apoio a Taiwan, dois porta-aviões.
A China busca forçar a reunificação com Taiwan. A separação veio em 1949, quando os comunistas venceram a guerra civil e os nacionalistas se refugiaram em Taiwan.
A China realizou exercícios militares entre 8 e 25 de março, com disparo de mísseis e uso de munição simulando guerra.
No dia 23, Taiwan reelegeu o presidente Lee Teng-hui. Um dos objetivos das manobras chinesas era enfraquecer sua candidatura. Pequim o acusa de dificultar a reunificação. Mas depois da eleição, China e Taiwan emitiram sinais de disposição para a reaproximação.

Texto Anterior: Motim na Argentina toma mais 3 prisões
Próximo Texto: Colonos vão continuar na Cisjordânia, diz Peres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.