São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colonos vão continuar na Cisjordânia, diz Peres

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê de Israel, Shimon Peres, disse ontem que o acordo de paz final com os palestinos manterá as colônias judaicas na Cisjordânia e que Israel vai considerar a região sua "área de segurança".
Anteontem, Peres havia defendido um referendo entre os israelenses sobre o acordo final com os palestinos, previsto para 1999.
"Os parâmetros desse futuro acordo são claros: não haverá um Estado binacional, nem controle sobre outro povo, Jerusalém como capital de Israel, o vale do Jordão (entre Cisjordânia e Jordânia) como fronteira de segurança de Israel e a manutenção de todas as colônias", disse à Rádio Israel.
Peres não disse se toda Jerusalém seria a capital israelense. No dia 4 de maio, começam negociações sobre a cidade com os palestinos, que reivindicam sua parte oriental.
Peres também reiterou que defende "acordo com a Jordânia" para os territórios administrados pelos palestinos. Ele é contrário à criação de um Estado palestino, como pede o líder Iasser Arafat. Arafat atacou a proposta de referendo feita por Peres.
Novos ataques
O Hamas prometeu ontem uma nova onda de ataques em Israel. O Movimento de Resistência Islâmico reivindicou onda de atentados entre 25 de fevereiro e 4 de março que deixou 62 mortos.

Texto Anterior: Taiwan adia manobras militares em dois meses
Próximo Texto: Polícia agride mexicanos e cena vai à TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.