São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
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IBM anuncia estratégias para 1996

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A IBM Brasil é líder há três anos consecutivos na venda de computadores pessoais. Para manter-se no primeiro posto, trouxe o vice-presidente da matriz, Bill McCracken, 53, para divulgar estratégias de marketing para 96.
O anúncio contou com a presença do humorista e apresentador de TV Jô Soares, que fez uma apresentação mesclando humor com tradução simultânea.
McCracken divulgou que o Brasil representa 20% das vendas totais de microcomputadores da empresa no mundo. Segundo o instituto de pesquisas IDC, no ano passado foram vendidas 900 mil unidades no país.
Nesse bolo, a IBM entrou com uma fatia de cerca de 160 mil máquinas. Desse volume fazem parte os computadores para uso pessoal, portáteis e para conexão em rede.
A empresa não quis informar quanto isso representa em reais, mas um dos executivos arriscou que se esse número for multiplicado pelo valor médio de um computador pessoal (R$ 3.000), a subsidiária brasileira teria faturado, em 95, R$ 480 milhões.
Cinco estratégias
Além de situar o Brasil como o melhor país para se fazer negócios para um número seleto de empresários, McCracken aproveitou o evento para divulgar os cinco pontos-chave para manter a liderança da empresa no país.
O primeiro ponto é manter o crescimento percentual. Melhorar os canais de distribuição e conseguir as melhores parcerias é outro objetivo.
O executivo anunciou ainda que o atendimento internacional ao consumidor tem que ser impecável. Isso significa que o proprietário de um micro portátil que precisar de suporte, durante uma viagem aos EUA, tem de ser bem atendido.
As outras metas frisadas por McCracken são uma melhor cooperação entre o pessoal de suporte técnico e desenvolvimento e o fornecimento de dados a todos os distribuidores para oferecer informações ao consumidor.
Essas diretrizes são resultado de uma reunião entre diretores da matriz, que aconteceu na semana passada em Nova York.
Transformar a subsidiária brasileira em um bom ponto de negócios também representa boa parceria com países da América Latina.
No ano passado, a IBM Brasil exportou para a América do Sul 322 mil computadores. Esse volume representou US$ 60 milhões.

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