São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indulto especial vai beneficiar 18 mil

Medida quer evitar lotação e motins

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso deve assinar em um mês um indulto especial que permitirá a libertação de cerca de 18 mil presos. A população carcerária é estimada em 140 mil pessoas.
A intenção do governo é reduzir com o indulto a lotação dos presídios, uma das causas de rebeliões como a de Aparecida de Goiânia (GO), que terminou na semana passada.
O indulto prevê que poderão deixar as celas todos os condenados a menos de seis anos que já cumpriram pelo menos um sexto da pena e tenham bom comportamento.
Ficam de fora os que praticaram crimes contra o patrimônio público e contra o sistema financeiro (previstos na Lei do Colarinho Branco). Segundo o Ministério da Justiça, todos os presos condenados a até seis anos de prisão não apresentam perigo à sociedade.
Eles não serão perdoados: continuam cumprindo a pena em liberdade e em caso de mau comportamento poderão voltar para a cadeia.

Texto Anterior: Poder público é responsável, afirma Adib Jatene
Próximo Texto: PMs acusados de tortura são indiciados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.