São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria dos usuários é favorável ao PAS

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos usuários dos hospitais nos quais o PAS (Plano de Atendimento à Saúde) foi adotado aprova a implantação do plano.
Pesquisa Datafolha realizada na última quarta-feira mostra que 79% das pessoas atendidas nas três regiões onde o plano está funcionando (Pirituba, centro e Itaquera) são a favor da implantação. Só 8% se disseram contra.
"Fiquei 15 anos sem vir ao hospital, porque meu primeiro filho morreu aqui. Depois do PAS, decidi vir dar uma olhada. Gostei, realmente está melhor, o atendimento é mais rápido", disse Dolores Pereira, que na última quarta-feira levou sua filha ao pediatra no hospital de Pirituba (zona norte).
A opinião de Dolores é compartilhada pela maioria dos usuários. Cerca de 68% acham que o atendimento está melhor. A principal razão apontada pelos entrevistados foi a redução do tempo de espera: 55% acham que esperam menos hoje por uma consulta.
Ótimo
Por essa razão, quando tiveram que classificar o atendimento, a maioria dos entrevistados (74%) o qualificou de "ótimo/bom".
Só 7% disseram que o atendimento era "ruim/péssimo".
A maior parte das pessoas entrevistadas pelo Datafolha também acha que o número de médicos especialistas aumentou (49%).
Eles não souberam dizer, no entanto, se há mais médicos nos plantões da noite e dos finais de semana -74% não conseguiram avaliar.
Informação
Mesmo não se considerando em condições de avaliar os plantões, só uma minoria não sabia o que era o PAS (7%). Os demais já tinham conhecimento do plano ou pelo menos haviam ouvido falar.
Disseram estar bem informados 31%, e afirmaram conhecer "mais ou menos" 36%.
"São os médicos que estão tomando conta do hospital, não é isso?", responde Dolores, sobre a definição do plano.
Dolores foi atraída para o hospital após a implantação do PAS. Da mesma forma que ela, outros 29% dos usuários também procuraram os hospitais depois.
Isso confirma os números divulgados pela prefeitura sobre o aumento na quantidade de pessoas que procuram as unidades do PAS. Segundo a prefeitura, o atendimento dobrou em algumas unidades, como o hospital de Pirituba.

Essa pesquisa foi um levantamento por amostragem aleatória dos usuários de três hospitais municipais em que ocorreu a implantação do PAS: Pirituba, Bela Vista e Itaquera. O levantamento foi realizado na última quarta-feira, e 336 usuários foram entrevistados. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, que está dentro de um intervalo de confiança. A pesquisa foi feita pela gerência de Pesquisa de Opinião do Datafolha.

Texto Anterior: "Pneu" se assusta com o avanço do crack
Próximo Texto: Pirituba foi o 1º 'módulo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.