São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evite tomar decisão no período

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você é uma vítima da TPM, evite situações de confronto e adie decisões importantes naqueles período -de três a dez dias antes da menstruação. O conselho é da ginecologista Mara Diêgoli, do Hospital das Clínicas.
Precisando ou não de ajuda, toda mulher deve estar consciente da importância da TPM em sua vida, diz a médica. Isso evitará atritos em casa e no trabalho, brigas no trânsito e confrontos com vizinhos que não ocorreriam outros dias.
Nos casos mais graves, o médico avaliará se uma terapia individual é necessária. O Instituto de Psiquiatria do HC mantém um serviço voltado para a TPM.
A Universidade Federal de São Paulo também trata da síndrome, junto com o departamento de ginecologia.
Pesquisas
O estudo realizado pelo Hospital das Clínicas comprovou que o número de mulheres afetadas pela síndrome aumenta com a idade.
No grupo de pessoas entre 40 e 49 anos, 36,5% sofrem de TPM moderada, contra 22,3% entre mulheres de 20 a 29 anos.
Entre as que padecem de TPM intensa, 16% estão no primeiro grupo, contra 4,4% no segundo.
Entre elas, 7,71 milhões tinham de 40 a 49 anos. Projetando a pesquisa do HC, 1,23 milhão de mulheres teriam TPM intensa.
Segundo um levantamento de 1969 do Medical Clinical of North America (EUA), 36% das mulheres sofrem de TPM num grau que perturba sua vida.
Outro estudo norte-americano recente constatou que 30% das mulheres sofrem da síndrome.
Em 1993, a Associação Psiquiátrica Americana incluiu os casos mais graves de TPM no índice de doenças mentais do "Manual de Diagnóstico e Estatística". Grupos de mulheres protestaram contra essa classificação.
Pesquisas norte-americanas, no entanto, mostram que o número de suicídios, homicídios, violência doméstica e acidentes de trânsito com mulheres aumentam nos dias que antecedem a menstruação.
Os EUA perdem cerca de US$ 5 bilhões por ano somente com faltas no trabalho provocadas pela TPM.
(AB)

Texto Anterior: HC ensina mulher a lidar com sua TPM
Próximo Texto: Falta de acesso a deficiente será multada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.