São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
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Globo pode captar US$ 1,4 bi no exterior

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Globopar, empresa da família Marinho que controla todos os investimentos das Organizações Globo, dobrou sua linha de crédito internacional para financiar sua entrada no mercado da telefonia celular privada.
Segundo Mauro Molchansky, diretor-executivo da Globopar, a empresa pode captar até US$ 1,4 bilhão nos mercados europeu e americano, através do lançamento de títulos de dívida (debêntures).
Os títulos serão lançados na medida em que surgirem as oportunidades de negócios. A Globo vai disputar os leilões para telefonia celular privada em consórcio com a norte-americana AT&T e com o Bradesco.
A participação da família Marinho no consórcio é de 36%; a do Bradesco é de 24% e a da AT&T, de 40%. O mercado alvo do grupo é o de São Paulo.
TV a cabo
As Organizações Globo começaram a recorrer ao mercado financeiro internacional para financiar seus investimentos no mercado de TV paga por cabo.
Cada um dos programas acaba de ser ampliado para US$ 700 milhões.
Até agora, a Globopar lançou US$ 494 milhões em títulos de dívida pelo programa de curto prazo e fez dois lançamentos de longo prazo nos últimos sete meses: um de US$ 125 milhões, no ano passado, e outro de US$ 33 milhões este ano.
O segundo lançamento de longo prazo foi feito no mercado português. Os títulos foram adquiridos por investidores institucionais, como seguradoras e fundos de pensão.
Segundo Mauro Molchansky, a Globo é a primeira empresa brasileira a captar recursos no mercado financeiro de Portugal.
Este lançamento, assim como os anteriores, foi coordenado pelo Chemical Bank, que recentemente se fundiu com o Chase Manhattan.
Compras
A Globopar já investiu perto de US$ 400 milhões no mercado de TV paga por cabo. Estes investimentos incluem a compra de participação societária em várias empresas operadoras e os gastos com a instalação das redes de cabo.
Só no ano passado, o grupo comprou o controle acionário das TVs a cabo de Brasília e de Piracicaba. Comprou ainda 50% do capital da TV a cabo de Belo Horizonte e as ações da TV Cabo Rio (50% do capital) que pertenciam à United International Holding (EUA) e ao empresário argentino Dante Quinterno.
A avaliação dos executivos da Globo é a de que o mercado de TV paga será dominado pelos sistemas de transmissão por cabo.
As projeções do grupo são de que o país terá 11 milhões de assinantes de TV paga no ano 2.003 e que 70% deles serão atendidos pelas TVs a cabo que teriam, portanto, cerca de 7,5 milhões de assinantes.
Satélite
Ainda pelas projeções dos executivos da Globo, as TVs pagas com transmissão direta de satélite terão 25% dos assinantes, enquanto os sistemas com transmissão por microondas ficarão com os 5% restantes, ou seja, chegarão ao ano 2.003 com menos de 1 milhão de assinantes.
No futuro, além de dominarem o mercado da TV por assinatura, as redes de cabo servirão também para transmitir telefonia e dados, como já acontece na cidade de Santiago, no Chile.

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