São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996 |
Próximo Texto |
Índice
Novidades agitam os licenciamentos
ROSANGELA DE MOURA
Segundo Walter Nogueira, diretor comercial da Imagine Action, agente exclusivo da Warner no país, as empresas de licenciamento recolheram com direitos autorais cerca de US$ 60 milhões em 95. A Imagine detém os direitos de licenciamento da família Looney Tunes -Pernalonga, Patolino, Frajola, Piu-Piu etc.-, além dos super-heróis Batman e Superman. Michael Jordan A empresa está lançando no mercado a licença da marca "Space Jam", uma produção cinematográfica estrelada pelo astro do basquete norte-americano Michael Jordan, Pernalonga e sua turma. Ele diz que o "Space Jam" será lançado em novembro nos EUA e em dezembro no Brasil. "A expectativa é movimentar US$ 80 milhões em um ano com produtos." Hoje o mercado de licenciamento oferece personagens para diferentes faixas etárias e com características totalmente distintas. Existem os cômicos, irreverentes, diabólicos, rebeldes, sonhadores, corajosos e preguiçosos. Alguns lutam para defender valores morais e outros, pela defesa de seus próprios interesses. Elcan Diesendruck, presidente da The Walt Disney Company Brasil, afirma que as características do personagem devem combinar perfeitamente com o produto. "Um dos objetivo da Disney é fazer do desenho animado não só um entretenimento infantil, mas para toda a família." Ele explica que, há alguns anos, chegavam ao país cerca de 30 cópias para o lançamento de um filme, distribuídas em sete capitais. "Hoje o lançamento muitas vezes é simultâneo com os EUA, e distribuímos cerca de 140 cópias em todo território nacional." Para ele, o sucesso do personagem depende de um bom marketing. Zé Carioca Além dos personagens conhecidos, a Disney está trabalhando no licenciamento do filme "O Corcunda de Notre Dame", que deve estrear no Brasil em junho. Trabalha também com o Zé Carioca e com "101 Dálmatas ao Vivo", uma nova versão do desenho animado em filme. O longa-metragem com os cachorros "em carne e osso" deve estrear no Brasil em dezembro. A Disney divulgou que serão produzidos pelas empresas credenciadas no licenciamento do "Corcunda" cerca de 300 produtos diferentes. "Pocahontas" licenciou 273 produtos e "O Rei Leão", 236 produtos. Outra novidade é "Goosebumps", criaturas aterrorizantes baseadas na série de livros do escritor R.L. Stine. Os produtos serão licenciados pela Character, e o seriado de TV deve estrear no Brasil no segundo semestre. A empresa vai aproveitar ainda a volta do "Zorro" em novo filme produzido por Steven Spilberg. A Alien está trazendo as heroínas "Sailor Moon" e "As Guerreiras Mágicas de Rayearth". Os desenhos irão ao ar neste semestre. Próximo Texto: 'Garfield' fatura US$ 4,5 mi Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |