São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
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Novidades agitam os licenciamentos

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A associação de um produto de qualidade a um personagem admirado pelo público resulta em aumento das vendas. Resultado: cresce no Brasil o interesse de empresas em se unir a eles.
Segundo Walter Nogueira, diretor comercial da Imagine Action, agente exclusivo da Warner no país, as empresas de licenciamento recolheram com direitos autorais cerca de US$ 60 milhões em 95.
A Imagine detém os direitos de licenciamento da família Looney Tunes -Pernalonga, Patolino, Frajola, Piu-Piu etc.-, além dos super-heróis Batman e Superman.
Michael Jordan
A empresa está lançando no mercado a licença da marca "Space Jam", uma produção cinematográfica estrelada pelo astro do basquete norte-americano Michael Jordan, Pernalonga e sua turma.
Ele diz que o "Space Jam" será lançado em novembro nos EUA e em dezembro no Brasil. "A expectativa é movimentar US$ 80 milhões em um ano com produtos."
Hoje o mercado de licenciamento oferece personagens para diferentes faixas etárias e com características totalmente distintas.
Existem os cômicos, irreverentes, diabólicos, rebeldes, sonhadores, corajosos e preguiçosos. Alguns lutam para defender valores morais e outros, pela defesa de seus próprios interesses.
Elcan Diesendruck, presidente da The Walt Disney Company Brasil, afirma que as características do personagem devem combinar perfeitamente com o produto.
"Um dos objetivo da Disney é fazer do desenho animado não só um entretenimento infantil, mas para toda a família."
Ele explica que, há alguns anos, chegavam ao país cerca de 30 cópias para o lançamento de um filme, distribuídas em sete capitais.
"Hoje o lançamento muitas vezes é simultâneo com os EUA, e distribuímos cerca de 140 cópias em todo território nacional." Para ele, o sucesso do personagem depende de um bom marketing.
Zé Carioca
Além dos personagens conhecidos, a Disney está trabalhando no licenciamento do filme "O Corcunda de Notre Dame", que deve estrear no Brasil em junho.
Trabalha também com o Zé Carioca e com "101 Dálmatas ao Vivo", uma nova versão do desenho animado em filme.
O longa-metragem com os cachorros "em carne e osso" deve estrear no Brasil em dezembro.
A Disney divulgou que serão produzidos pelas empresas credenciadas no licenciamento do "Corcunda" cerca de 300 produtos diferentes. "Pocahontas" licenciou 273 produtos e "O Rei Leão", 236 produtos.
Outra novidade é "Goosebumps", criaturas aterrorizantes baseadas na série de livros do escritor R.L. Stine. Os produtos serão licenciados pela Character, e o seriado de TV deve estrear no Brasil no segundo semestre.
A empresa vai aproveitar ainda a volta do "Zorro" em novo filme produzido por Steven Spilberg.
A Alien está trazendo as heroínas "Sailor Moon" e "As Guerreiras Mágicas de Rayearth". Os desenhos irão ao ar neste semestre.

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