São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lançamentos auxiliam a administrar

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado editorial tem ganhado impulso com os lançamentos empresariais. O sonho de abrir um negócio tem atraído milhares de novos "leitores empresários".
A busca da eficiência em um mercado globalizado, por exemplo, é um dos principais temas explorados pelas publicações para micro e pequenos empresários.
"A idéia de se tornar um empreendedor é forte, e há muita procura por essa literatura", diz Milton Assumpção, diretor-geral da editora Makron Books.
Assumpção conta que os novos candidatos a empreendedores estão se tornando mais conscientes.
Em consequência, procuram se cercar de todas as informações disponíveis antes de investir em sua primeira viagem nos negócios.
"As pessoas querem ter uma certeza maior sobre a viabilidade do negócio e procuram livros de consultores, de dicas etc."
As linhas editoriais voltadas para a abertura do novo -e muitas vezes do primeiro- negócio ganham força com os fenômenos da terceirização e do desemprego.
Na área de globalização, a literatura recente é bastante diversificada, tratando da economia globalizada no mercado mundial e para apenas para o Mercosul.
"Para os pequenos empresários, a globalização ainda é regional e eles estão interessados apenas em aprender a competir com os países que estão no Mercosul", diz.
Gestão
Outro segmento que está ganhando força são os livros que ensinam as empresas a buscarem uma gestão mais eficiente para ganhar mercado.
Alguns títulos mais ousados contêm informações até mesmo para competir em um mercado mundial.
"Os livros mais procurados são os que ensinam a gestão de pessoas, como motivação, atendimento e técnicas de qualidade", afirma Suzana Amado, gerente de marketing da Campus Editora.
Suzana conta que os pequenos empresários vêem as novas técnicas de gestão como uma forma de se tornarem mais competitivos. "Com isso, eles pretendem ganhar participação de mercado."
Formação profissional
"Este público está preocupado com a formação profissional", diz Ailton Brandão, diretor de marketing editorial da Atlas.
Pelos recentes lançamentos das editoras, é possível perceber que a literatura está acompanhando a tendência do mercado brasileiro.
Um exemplo são os diversos livros sobre como controlar gastos e como formar preços de produtos, itens imprescindíveis em uma economia estabilizada.
Leia a seguir o resumo de alguns títulos que tratam de administração, gestão e qualidade.

Texto Anterior: Como montar uma loja de bicicletas?
Próximo Texto: ESTANTE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.