São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Almir Gabriel prende Pantoja

ESTALISNAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM (PA)

O governador Almir Gabriel determinou às 15h de ontem a prisão preventiva domiciliar do coronel Mário Colares Pantoja, que comandou a ação da PM contra os sem-terra em Eldorado de Carajás. Pelo menos 19 sem-terra morreram no conflito com a PM.
Gabriel determinou também o afastamento dos tenentes Jorge Santos e Mauro Silva, em Marabá.
O governador disse que tomou a decisão depois de assistir à fita de vídeo sem cortes do conflito, feita pela equipe de reportagem da TV Liberal, afiliada à Rede Globo.
Outro motivo, segundo ele, foram os relatórios dos legistas de Belém e de São Paulo que fizeram as autópsias dos 19 sem-terra.
"Além da extrema violência das imagens, os legistas me relataram que três corpos estavam barbaramente mutilados e outros sete foram mortos com tiros pelas costas e com indícios de execução", disse o governador.
Por ser o comandante-em-chefe da Polícia Militar, o governador tem a prerrogativa de mandar prender um oficial da PM indiciado em inquérito.
(ESTANISLAU MARIA)

Texto Anterior: FHC diz que governo não é 'responsável' por massacre
Próximo Texto: Concentração de terras provoca tragédia social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.