São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Separada 'encalha' mais que separado

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
MAURICIO STYCER

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO; MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Dados do IBGE mostram que números de mulheres descasadas no Brasil é o dobro que o de homens

O desencontro entre homens e mulheres no Brasil está baseado numa crua realidade estatística: há 4,2 milhões de mulheres separadas no país contra 1,9 milhão de homens nessa mesma situação.
Dados da última pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) indicam, por outro lado, que o número de homens solteiros maiores de 15 anos supera de longe o de solteiras: são 16 milhões contra "apenas" 13,5 milhões.
Um outro dado do IBGE ajuda a explicar essa distorção: em 1994, cerca de 37 mil homens divorciados voltaram a se casar, só que a grande maioria (80,6%) optou por mulheres solteiras.
Em outras palavras, explicam os especialistas: o homem separado tem muito mais facilidade de voltar a se casar que a mulher.
A desproporção entre homens e mulheres viúvas é ainda maior: há 4,5 milhões de viúvas no país contra 870 mil viúvos.
Descobre-se, por exemplo, que a maior concentração de pessoas separadas está no Acre e a menor, em Santa Catarina.
O mapa da solidão mostra também que o Rio concentra a maior proporção de pessoas viúvas em relação ao total da população: 7%.
Os dados mostram que 58% das pessoas estão casadas. O casamento no civil e no religioso é a forma preferida por 56%, mas 20% das uniões são sem registro nenhum (a chamada união consensual).

LEIA MAIS sobre o mapa da solidão nas págs. 2 e 3

Próximo Texto: Região Sul é mais 'família' do que a Norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.