São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença pode levar à cirrose

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A hepatite C é considerada hoje um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Cerca de 20% dos casos agudos de hepatite nos Estados Unidos em 1992 foram causados pelo vírus C.
No Brasil, cerca de 2% da população de doadores de sangue está contaminada pelo vírus C. Segundo Hoel Sette Júnior, a prevalência desse vírus na população deve ser ainda maior. Os especialistas estimam que mais de três milhões de brasileiros tenham a hepatite C.
A doença pode levar à insuficiência hepática, à cirrose (perda da função do fígado) e ao câncer dentro desse órgão. A maior fonte de contaminação é o contato com o sangue. Mas a incidência da doença está aumentada em grupos com comportamentos sexuais de risco (pessoas com múltiplos parceiros e com história de outras doenças sexualmente transmissíveis).
Algumas regiões do Brasil têm uma alta incidência. Paranaguá (PR) têm 6,1% dos doadores de sangue contaminados. A explicação provável é a maior promiscuidade sexual em uma cidade portuária e o maior número de usuários de drogas endovenosas.
(JB)

Texto Anterior: Nova droga combate a hepatite C
Próximo Texto: Escola realiza estudo inédito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.