São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gerente consegue eliminar o vírus

Ele descobriu que tinha a doença 'por acaso'

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O gerente de compras Rogério Didonato Malta, 19, é uma das pessoas que conseguiu eliminar o vírus da hepatite C do seu organismo com um tratamento que durou cerca de um ano.
Rogério descobriu ser portador do vírus C quase por acaso. Ele tinha 13 anos e estava com uma estatura baixa para a idade. "Minha mãe me levou a um pediatra que pediu vários exames. Um mostrou que minhas enzimas hepáticas estavam altas".
A partir daí, Rogério começou a fazer uma verdadeira peregrinação por mais de dez médicos, que não conseguiram identificar a causa da sua hepatite.
Em 1993, com a chegada dos testes específicos, o problema de Rogério foi identificado como sendo causado pelo vírus C. "Fiquei preocupado, achando que ia morrer. Até que um médico disse que existia tratamento e que minha chance de ficar bom era alta. Aí, me acalmei."
Ele começou a usar o interferon. "Passei a aplicar injeções na barriga três vezes por semana. Acabei me acostumando com o tratamento, que durou um ano."
Rogério acredita que tenha sido contaminado por uma transfusão de sangue que recebeu nos primeiros meses de vida. Ele nasceu de um parto prematuro e permaneceu alguns meses internado em um hospital. "O mais impressionante dessa história é que eu não sentia absolutamente nada e se não tivesse feito exames, nunca teria descoberto que era portador da doença."
Rogério acabou o tratamento há mais de um ano e continua tendo que passar por avaliações médicas e laboratoriais periódicas. "Sei que existe uma possibilidade do vírus voltar nos dois primeiros anos após o término do tratamento, mas estou bem confiante."
(JB)

Texto Anterior: Escola realiza estudo inédito
Próximo Texto: Catálogo de teses fica disponível em CD-ROM; Livro analisa medicina do Brasil colonial; Entidade promove ajuda a hansenianos; Hanseníase tem cura se aplicada medicação; Plantas podem ter uma ação antidiarréica; Internet informa sobre doença da 'vaca louca'; Novo anticoncepcional de homem é eficiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.