São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catálogo de teses fica disponível em CD-ROM; Livro analisa medicina do Brasil colonial; Entidade promove ajuda a hansenianos; Hanseníase tem cura se aplicada medicação; Plantas podem ter uma ação antidiarréica; Internet informa sobre doença da 'vaca louca'; Novo anticoncepcional de homem é eficiente

Catálogo de teses fica disponível em CD-ROM
O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo -SiBi/USP, lançou em CD-ROM um catálogo da produção científica da instituição, englobando teses e produção bibliográfica de seus pesquisadores. Tel. (011) 818-4194, fax (011) 815-2142.

Livro analisa medicina do Brasil colonial
Os primeiros médicos a exercer sua atividade no Brasil foram judeus ou cristãos-novos, originários de Portugal e da Espanha, relata Bella Herson no livro "Cristãos-novos e seus descendentes na medicina brasileira (1500/1850)", lançado recentemente pela Edusp.

Entidade promove ajuda a hansenianos
Está completando 15 anos de atividades o Morhan (Movimento de Reintegração de Pessoas atingidas pela Hanseníase), que ajuda os portadores da afecção. A sede fica na rua Fiorentino Felipe, 414, CEP 09760-380, São Bernardo do Campo-SP, tel/fax (011) 414-2837.

Hanseníase tem cura se aplicada medicação
Qualquer uma das diferentes formas de hanseníase tem cura, bastando tomar de forma correta os medicamentos que matam os bacilos que provocam a doença. O tratamento é feito nos centros de saúde, onde os remédios são distribuídos gratuitamente.

Plantas podem ter uma ação antidiarréica
A ação antidiarréica de extratos de folhas de algumas plantas usadas pela população, como as da goiabeira, foram confirmadas por Cybele E. Almeida e colaboradores do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Internet informa sobre doença da 'vaca louca'
A revista "British Medicinal Journal" colocou na Internet, para médicos e interessados, as mais recentes pesquisas e trabalhos sobre a encefalopatia espongiforme bovina, também conhecida por doença da "vaca louca". Endereço: www.bmj.com/bmj/bse.htm.

Novo anticoncepcional de homem é eficiente
O Grupo Especial sobre Métodos de Controle da Fecundidade Masculina da Organização Mundial da Saúde concluiu ser de 98,6% a eficácia de um novo método anticoncepcional masculino, que reduz o número de espermatozóides e impede a fertilização. A produção dos espermatozóides retorna aos níveis normais de três a seis meses após a suspensão do uso do anticoncepcional, à base de hormônio masculino (testosterona sintética). A OMS não faz referência a eventuais efeitos colaterais do emprego prolongado de hormônio masculino.

Texto Anterior: Gerente consegue eliminar o vírus
Próximo Texto: Professor mantém aulas e pesquisas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.