São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
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Mercado de sexo dá retorno rápido

PRISCILA LAMBERT
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A explosão do mercado de produtos e serviços ligados ao sexo tem criado oportunidades rentáveis a novos empreendedores.
A sex shop (loja de artigos eróticos) é uma opção para quem quer ingressar em um mercado de baixo risco e retorno financeiro rápido.
Gilberto Silva, 45, em sociedade com a norte-americana VCA Pictures -uma dos maiores produtoras e distribuidoras de vídeo erótico do mundo- apostou nesse filão e está se dando bem.
Em quatro meses, inaugurou a rede de sex shop Ponto G, com três grandes lojas em São Paulo, e está faturando mensalmente R$ 150 mil. "Não gastamos com publicidade. Quando começarmos a anunciar, o valor deve duplicar."
O grupo gastou US$ 500 mil na abertura das lojas. Estima recuperar o investimento em dois anos. Segundo Silva, a cada mês o volume de vendas aumenta 15%.
O Ponto G representa as cinco maiores empresas de produtos eróticos do mundo, como a Doc Johnson (faturamento de US$ 2 milhões anuais).
A rede oferece 5.200 produtos importados dos EUA. Também vende produtos no atacado para sex shops menores e atende clientes de outros Estados.
Silva diz que o segredo do sucesso é ter sempre novidades. Uma delas já é sucesso no exterior: cabines individuais de "peep-show".
O cliente compra fichas de R$ 1 para assistir a um filme erótico por oito minutos. Cada cabine tem um monitor ligado a uma central de vídeo, que transmite 30 filmes diferentes simultaneamente. A rede vende 1.000 fichas por dia.
Outra inovação é o visual. O Ponto G tem aspecto de uma loja de conveniência norte-americana -um "supermercado do sexo", como prefere definir Silva.
Com o sucesso, Silva e os norte-americanos pretendem investir R$ 3 milhões para abrir mais dez lojas no Estado de São Paulo.
Baixo custo
Os pequenos investidores também podem ingressar nesse mercado em ascensão. Basta um espaço de, no mínimo, 50 m², um telefone e um atendente por turno.
Os produtos, na maioria das lojas, são adquiridos no Star Center, um sex shop na avenida Francisco Matarazzo (São Paulo), que funciona como um intermediário entre fabricantes nacionais, fornecedores estrangeiros e comerciantes.
O investimento em uma loja simples é de, no mínimo, R$ 10 mil. A expectativa de retorno é estimada em até seis meses.
Com 1.500 produtos, Ribeiro tem um faturamento bruto de R$ 15 mil mensais, em média. O lucro chega a R$ 7.500.
O Darme fica em um prédio na esquina das avenidas Ipiranga e São João (zona centro de São Paulo). Apesar de bem-localizada, a loja é discreta e pouco chamativa.
"O estabelecimento deve preservar a individualidade do cliente", afirma, contrariando o concorrente Ponto G.
O empresário Sérgio Camargo, 25, aposta no bom atendimento e na renovação constante de produtos para o sucesso de sua Sensualité, aberta há quase dois anos.
A loja custou R$ 60 mil e já tem uma longa lista de clientes em várias partes do Brasil, com entrega em domicílio.

Onde encontrar - Ponto G: (011) 223-6185; Darme Sex Shop: (011) 223-7076; Sensualité: (011) 572-8345; Star Center: (011) 262-0220.

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