São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefone deu pista do líder

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Djokhar Dudaiev usava um telefone portátil que opera via satélite, para falar com um negociador russo, quando o local onde estava foi bombardeado pela aviação russa.
As circunstâncias do ataque indicam que a ligação telefônica pode ter sido rastreada para determinar o posição exata do líder separatista, no que teria sido um assassinato planejado..
Mas pouco depois de o comando russo na Tchetchênia ter negado o envolvimento de suas tropas na morte de Dudaiev, um funcionário do Ministério do Interior confirmou a realização de ataques contra o vilarejo de Gekhi-Chu, nos quais teriam morrido mais de 200 rebeldes. Surge daí a hipótese de que Dudaiev foi morto por acaso.
Alguns analistas acreditam ainda que o ataque pode ter sido feito à revelia de Moscou por militares que se negam a interromper a ofensiva na Tchetchênia.

Texto Anterior: Morte de líder tchetcheno é confirmada
Próximo Texto: Escrivaninha de Kennedy é vendida por US$ 1,3 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.