São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A DEMOCRACIA DE ACM

A declaração do senador Antônio Carlos Magalhães de que democracia é dizer sim ao governo de Fernando Henrique Cardoso contrasta fortemente com o sentido que usualmente se dá a esse conceito político.
A noção moderna de democracia se baseia justamente na pluralidade, no respeito às discordâncias e às minorias e na mais ampla e plena liberdade para exercer a oposição dentro dos limites estabelecidos pela lei.
Talvez a visão de democracia do senador baiano esteja mais próxima da de Platão, que realmente não a tinha em alta conta. Para o grande filósofo da Antiguidade, a forma ideal de governo era a aristocracia (literalmente, o poder exercido pelos melhores), mas esta tinha a tendência natural de decair para a timocracia (o poder exercido por um grupo que troca a sabedoria pela vaidade), que por sua vez decairia para a oligarquia (o governo de poucos, não os melhores) e daí para a democracia (o poder exercido pelo "povaréu"), que logo tende, segundo o autor, a dar espaço para a anarquia da qual, inevitavelmente, emergeria um tirano.
Platão podia dar-se ao luxo de desprezar a democracia porque tinha um projeto político que, no papel, funcionava brilhantemente, criando uma sociedade perfeita. Infelizmente, quando tentou implantar esse projeto numa sociedade concreta (Siracusa), sobreveio o desastre total.
Como já há algum tempo ninguém mais ousa criar projetos de sociedades ideais que só encontram a perfeição no papel -o último talvez tenha sido o socialismo científico da Karl Marx que deu no que deu-, é necessário fazer coro ao célebre dito de Churchill, segundo o qual a democracia é a pior forma de governo, salvo todas aquelas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.
Aparentemente, ACM não está nem com Platão nem com Churchill, apenas com o poder, como sempre.

Texto Anterior: A CIRANDA, DE NOVO
Próximo Texto: Macaquice perigosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.