São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
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Volks vai produzir picapes em Resende

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Volkswagen vai produzir utilitários (picapes e furgões) na fábrica de caminhões e ônibus de Resende (RJ).
A montadora pretende fabricar no país a linha de veículos comerciais leves Transporter, atualmente produzida na Europa.
Para viabilizar o projeto, a Volkswagen deve aumentar em pelo menos 20% o volume de investimentos previstos para a nova fábrica, que passaria de US$ 250 milhões para US$ 300 milhões.
Unidade-piloto
A intenção é produzir os comerciais leves na fábrica provisória de ônibus, que desde 1º de novembro funciona como laboratório para testar o consórcio modular, sistema de produção idealizado por José López de Arriortúa, vice-presidente do grupo Volkswagen.
Já está definido que a unidade-piloto, que produz hoje cinco ônibus por dia, não será desativada após a inauguração oficial da fábrica, marcada para novembro deste ano.
A produção será gradualmente transferida para a nova fábrica em 97, abrindo espaço para a produção dos comerciais leves. O volume de produção da Transporter no Brasil não está definido.
Cronograma
Apesar de um atraso de 30 dias nas obras de terraplenagem, provocado pelas chuvas na região, Roberto Barretti, diretor-interino da fábrica de Resende, diz que a unidade será inaugurada dentro do prazo. "O cronograma é extremamente apertado, mas possível de ser cumprido."
Inicialmente a produção diária será baixa, diz Barretti. Somente no final do primeiro ano, a fábrica deve atingir as 70 unidades/dia, volume equivalente ao produzido hoje na fábrica da Ford, em São Paulo.
O contrato que garante a produção de caminhões Volkswagen pela Ford termina no final deste ano, mas pode ser prorrogado.
Segundo Barretti, na próxima semana começam as obras civis. Elas devem estar concluídas em setembro, quando começa o período de pré-produção dos caminhões.
Audi
A Senna Import, importadora oficial dos carros Audi no Brasil, será a distribuidora exclusiva do A-3, modelo compacto da marca que começará a ser produzido no país em 98.
Ubirajara Guimarães, vice-presidente da empresa, disse que a decisão foi tomada por Herbert Demel, presidente da Audi.
A Senna Import, que tem rede de 20 revendas, pretende atingir 70 concessionárias no ano 2000, quando a produção nacional do carro, segundo Guimarães, deve atingir 30 mil unidades.

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