São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
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'Braço direito' é o melhor parceiro

JONI ANDERSON
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Muito trabalho e pouca fama. O fantasma que assusta muitas profissões é um dos requisitos básicos para quem deseja se tornar o braço direito de um estilista.
Cuidar da parte administrativa, de funcionários e fornecedores, da produção e desenvolvimento de uma coleção, dos contatos com a imprensa e ainda arranjar tempo para opinar nas criações do estilista podem parecer tarefas demais.
"Tem que ter os pés no chão, para que numa situação de emergência ele possa ter as coisas sob controle", diz o estilista Walter Rodrigues, 36, que encontrou em Áurea Yamashita, 33, o seu braço direito: "Ela me dá um suporte emocional muito grande. É uma musa", diz.
Áurea abandonou a carreira de relações públicas para se dedicar à administração do novo negócio. "Sem afinidade, a parceria vira uma guerra. O equilíbrio é complicado", diz.
Alexandre Herchcovitch, 23, ganhou um "braço direito" cedo: "Aos nove anos, assim que sentimos que ele tinha aptidões para o estilismo, passamos a estimulá-lo. Hoje, quem mais aprendeu fui eu", diz a mãe Regina Herchcovitch, 50, ex-estilista.
Com a marca consolidada, o estilista dividiu tarefas: "É uma empresa pequena e participo de tudo. Quando não estou, minha mãe tem autonomia para decidir porque me conhece muito bem", explica Herchcovitch.
Regina cuida da parte administrativa e dos detalhes de produção enquanto o artista plástico Mauricio Ianês participa na pesquisa de materiais: "Um é o braço direito e o outro é o esquerdo", diz Ianês.
Já a filósofa Ligia Rocha, 50, trocou o magistério pelo trabalho com moda e, há quatro anos, trabalha com o estilista Fause Haten, para a marca Der Haten.
Rocha faz gerenciamento de produção e participa na criação: "Não tenho aspiração de ser conhecida".

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