São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Girl 6", com Prince, lidera pacote de trilhas

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Spike Lee já foi mais longe. Depois de extrair um disco inédito inteiro de Stevie Wonder (a trilha de "Febre da Selva", de 1991), tira agora de Prince, para seu novo filme, "Girl 6", não mais que uma compilação recheada com algumas faixas novas.
A maior surpresa, então, acaba sendo a inscrição da capa: "Songs by Prince". Spike despreza solenemente o indecifrável símbolo que o pop star adotou como nome, embora no encarte do CD ainda agradeça ao "artista anteriormente conhecido como Prince".
Se o Coisa, agora casado e esperando bebê, voltou ou não a ser Prince, não se sabe. Mas o fato é que a trilha de "Girl 6" é bem mais a cara de Prince que a do Homem-Símbolo. Não é de estranhar. Nas não-inéditas, Spike e Prince fizeram uma seleção minuciosa que despreza "greatest hits" e prima pela reverência às raízes negras, do funk e do rhythm'n'blues.
Dessas, destacam-se "Erotic City", labo B pouco conhecido da época de "Purple Rain" (1984), e "Girls & Boys", faixa meio obscura de "Parade" (1986).
Para quem gosta de Prince, o melhor mesmo vai nas até agora inéditas, que surpreendem ao injetar muito mais rhythm'n'blues que o Símbolo tem costumado fazer.
Os pontos altos são as baladas "She Spoke 2 Me" e "How Come U Don't Call Me Anymore", mais consistentes que muito do que o Coisa tem feito nos anos 90.
Bandas-satélites
O resto das novidades fica por conta das bandas-satélites de Prince. Marcam ponto a New Power Generation (com "Count the Days" e a faixa-título, a melhor do disco), The Family ("The Screams of Passion") e Vanity 6 ("Nasty Girl"), todas admiráveis.
A invasão de faixas não-comandadas por Prince não significa intrusão no espírito da trilha: ele está por trás de todas as faixas -o que não é mau.
"Girl 6" é menos que Spike já conseguiu de artistas negros do quilate de Stevie Wonder (lembre-se da perfeição de "Chemical Love"). Vale (se é que vale) não pela coletânea de Prince, já presente inteira na série "The Hits/The B-Sides" (93), mas pelas inéditas. Resta saber se Prince ainda existe ou não.

Disco: Girl 6
Artista: Prince
Lançamento: Warner (importado)
Preço: R$ 20, em média
Onde encontrar: Lado A (tel. 011/258-5911)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Patti Smith volta a brilhar em trilha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.