São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

EUA prendem meninos de 6 e 8 anos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um juiz de menores se recusou a liberar o menino de seis anos acusado da tentativa de homicídio de um bebê de quatro semanas em Martinez, Califórnia, Costa Oeste dos EUA.
O advogado público que defende o garoto havia pedido sua libertação sob o argumento de que as instituições para menores infratores não têm condições de cuidar de uma criança tão jovem.
Mas o juiz Stephen Easton determinou que, "por enquanto", o menino tem de ficar sob a guarda do Estado, assim como os dois gêmeos de oito anos que o ajudaram a invadir a casa do bebê Ignacio Bermudez.
O incidente ocorreu na noite de segunda-feira. Os nomes dos acusados não foram divulgados. Os gêmeos, por enquanto, são acusados apenas de roubo, mas podem também ter participado da agressão ao bebê.
O estado dele é grave. Médicos acham que, se sobreviver, suas lesões cerebrais poderão ser permanentes. Ele foi atingido por socos, pontapés e, provavelmente, com algum tipo de bastão.
O acusado disse ontem na primeira audiência do caso que "tinha de matar o bebê" porque era importunado pelos pais do recém-nascido. "Eles sempre me olhavam torto." Ele e os gêmeos roubaram um triciclo da casa do bebê.
O pai do recém-nascido, também chamado Ignacio Bermudez, disse que, por ele, o menino de seis anos não seria acusado de nada. "Não quero que nada aconteça a essa criança porque ele também tem pais que vão sofrer tanto quanto nós estamos sofrendo."
Ele se disse ressentido com o fato de crianças serem deixadas sem assistência a ponto de cometerem crime assim.
O garoto de 6 anos é a pessoa mais jovem é acusada de tentativa de homicídio no Estado da Califórnia.
Britânicos
O caso lembra o dos garotos britânicos Robert Thompson e Jon Venables, condenados à prisão perpétua pelo assassinato de James Bulger, 2, em novembro de 1993.
Na época do crime, os dois tinham 10 anos e foram os réus mais jovens já levados a um tribunal do Reino Unido.
Em fevereiro de 1993, Thompson e Venables foram vistos sequestrando James Bulger em um shopping center de Liverpool.
O corpo da criança foi encontrado dois dias depois, com marcas de golpes de tijolo e pedras.

Próximo Texto: Lei proibirá criança piloto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.