São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aznar fecha acordo com coalizão catalã

PP consegue formar governo espanhol

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Partido Popular (PP) espanhol, do conservador José María Aznar, conseguiu ontem firmar um acordo com os nacionalistas catalães para formar um governo.
"Alcançamos um acordo para formar as bases políticas e parlamentares com a colaboração da CiU (Convergência e União)", anunciou o deputado Rodrigo Rato, vice-líder do PP.
O PP venceu as eleições gerais de 3 de março, mas não conseguiu a maioria absoluta no Parlamento. Desde então, os conservadores mantinham conversações com os nacionalistas catalães.
Joaquim Molins, principal negociador da CiU, confirmou o acordo, sem dar mais detalhes.
Os catalães exigiam uma série de concessões para a região autônoma no nordeste da Espanha, incluindo maior controle de sua receita fiscal, em troca do apoio. O líder catalão Jordi Pujol queria que a decisão fosse retroativa a 1993, mas não conseguiu.
O pacto, que será ratificado neste final de semana, vai permitir a posse de Aznar como premiê da Espanha na próxima semana.

Texto Anterior: Ucrânia e Belarus fazem atos pelos dez anos de Tchernobil
Próximo Texto: Rússia nega ter matado líder rebelde tchetcheno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.