São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ucrânia e Belarus fazem atos pelos dez anos de Tchernobil

Choque durante protesto deixa feridos em Minsk

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerimônias em Minsk, em Belarus, e Kiev, na Ucrânia, marcaram ontem a comemoração dos dez anos do acidente na usina nuclear de Tchernobil, Ucrânia, então parte da União Soviética.
Um dos quatro reatores da usina explodiu em 26 de abril de 1986, causando o pior acidente nuclear da história. O desastre espalhou 50 toneladas de material radioativo pela Ucrânia, Belarus e Rússia.
Ontem, dezenas de milhares de pessoas prestaram um tributo em Kiev às vítimas. Na usina, a 140 km de Kiev, funcionários lembraram companheiros mortos.
Protestos
Cerca de 40 mil manifestantes nacionalistas protestaram ontem, em Minsk, capital de Belarus, contra a política pró-Rússia do presidente Alexander Lukashenko.
Os manifestantes se chocaram com mais de 6.000 policiais durante a comemoração de dez anos do acidente de Tchernobil, deixando dezenas de feridos.

Texto Anterior: China e ex-soviéticos fazem pacto
Próximo Texto: Aznar fecha acordo com coalizão catalã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.