São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
Texto Anterior | Índice

Momento crucial; Proer para todos; TFP; Copa pela paz; Fora de controle; Dilemas educacionais; Diferenças de método; Mártires da ditadura; Pitchulinha; Grandeza

Momento crucial
"Parabéns pelo editorial de 21/4. Mais uma vez a Folha, com toda ponderação, vem advertir a nação e seu governo de mais um momento crucial para a pátria."
Durval Checchinato (Campinas, SP)
*
"Espero que com o editorial 'O outro lado da moeda' a Folha inaugure uma nova fase do jornalismo, que além de informar, prestar serviço, criticar, vai tentar fazer com que a causa dos problemas e as possíveis soluções sejam discutidas pela sociedade, fazendo o cidadão não reclamar apenas 'da boca para fora' e sim discutir os problemas de forma mais profunda e direta.
Outros meios de comunicação poderiam fazer o mesmo, com apenas um único objetivo: ajudar o Brasil!"
Fernando Seiji Nakagawa (Taboão da Serra, SP)

Proer para todos
"O banco escolar está falindo! O Proer vai socorrer? E o banco de sangue? Também não?"
Celso de Souza (Santo André, SP)

TFP
"É incrível o cinismo da TFP (Folha, 24/4). Querer inverter os fatos e colocar os trabalhadores em luta pela própria sobrevivência como algozes e culpados do ocorrido em Eldorado de Carajás é de uma estúpida maldade."
Sulavan Fornazier (Belo Horizonte, MG)
*
"Até que enfim uma opinião sensata e equilibrada. E não poderia vir de outro lugar se não da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade.
Parabéns à TFP pela fidelidade às idéias e ao espírito de lucidez, equilíbrio e catolicidade de seu fundador, o professor Plinio Correa de Oliveira.
Seu texto publicado nesta Folha é tão interessante, esclarecedor e equilibrado que a Folha deveria pagar à TFP para publicar e não ser matéria paga por essa abnegada entidade."
José Idalino dos Santos (São Paulo, SP)

Copa pela paz
"Achei muito boa a notícia dada pela Folha a respeito do presidente da Fifa, João Havelange, e a proposta da Coréia do Sul em abrigar a Copa de 2002.
Aqui no Japão houve uma referência ao texto num periódico editado para leitores latinos. A surpresa que todos sentiram é de que nessa ocasião um fato esportivo poderá mudar a história.
Dou meu voto de apoio ao trabalho de informação prestado pela Folha."
Mario Takesaki (Kanagawa, Japão)

Fora de controle
"Diz a Constituição Federal em seu art. 5º, XXII: é garantido o direito de propriedade.
A invasão de propriedades agrícolas porque são grandes ou seus donos têm muita terra está autorizada onde?
Qualquer agressão é condenável, como condenável é não ter como alimentar os filhos, mas será que o caminho é a invasão de terras alheias?
A aceitar-se isso como verdade, amanhã invadirão depósitos de sementes, revendedoras de produtos agrícolas e até bancos para obter o que precisam para cuidar da terra.
E então?"
Antonio Caprio (Tanabi, SP)

Dilemas educacionais
"Comentando a notícia sobre o aluno expulso do colégio Miguel de Cervantes (26/4): que grande mal-entendido aconteceu em relação à educação de nossos filhos!
A chamada 'moderna psicologia' acabou por confundir pais e especialistas. Fico me perguntando quantos pequenos Leonardos Parejas nossa classe média equivocada pretende produzir antes de rever seus valores e os limites colocados às crianças."
Paula Freire (Lençóis Paulista, SP)
*
"Como se já não bastassem tantas crianças fora da escola, agora temos de conviver com o autoritarismo de uma escola particular que, na base da humilhação, delação e mentira, expulsa um adolescente.
Apoio incondicionalmente os pais desse menino, vítimas de uma antipedagogia que acreditávamos há muito extinta em nosso país. Impor limites é preciso, mas sem ultrapassar o limiar do bom senso e da tolerância."
Lulu Librandi (São Paulo, SP)

Diferenças de método
"Existe uma imensa distância entre 'ser governador' e 'governar'.
Aqui no Paraná, todas as liminares concedidas por juízes para uso de força na desocupação de terras não foram acatadas por aquele que foi governador dr. Roberto Requião que, conhecedor profundo dos problemas sociais brasileiros, sempre agiu com bom senso, jamais admitindo a violência."
José Kanawate (Ponta Grossa, PR)

Mártires da ditadura
"Ao analisar a ditadura passada e a 'democracia' presente aparecem dois gatos: um, agitado, truculento, perverso e 'gritão'; outro, bonzinho, comportado, mia mansinho e pede licença.
Os dois, porém, 'escondem os podres' embaixo da areia, e quando os passarinhos piam, por fome, os dois os devoram impiedosamente; um com ostentação e aos gritos -para salvar a pátria- e o outro, chorando de pena e proclamando inocência -para salvar o plano.
Mas, um dia, a mãe dos passarinhos -a consciência do povo- há de se transformar em onça e os dois gatos serão devolvidos ao fundo do inferno.
Estamos falando dos mártires da ditadura e das centenas de sem-terra, sem-casa, sem-comida e sem nada, massacrados 'democraticamente' nos últimos dez anos."
Mendes Leoni (Ibirité, MG)

Pitchulinha
"Quero parabenizar Barbara Gancia pelo excelente texto do dia 19/4. Enfim alguém colocou no papel toda a indignação que tenho sentido desde que Mirella vem buscando a fama à custa de um ex-namorado morto, já que, por opção dele, quem estava ao seu lado na época do sucesso era Valéria.
Agora, sobre o livro, deveria se chamar 'Sou a Pitchulinha, Por Favor Acreditem', pois nada mais é que uma autopromoção em cima de uma certa depreciação da imagem do Mamona."
Andréa Helena Ribas de Melo (Belém, PA)

Grandeza
"A atitude da Folha foi de uma grandeza tremenda! Talvez menor apenas do que do respeito e credibilidade junto ao público, e ampliado mais ainda agora, com a coragem e honestidade de publicar suas próprias deficiências (Folha no Procon).
É gratificante ver atitudes como essa da Folha. Quero dizer ainda que não fui surpreendido! De um jornal independente e sério só podia esperar isso! Oscar para a Folha!"
Jubiracy Alves da Silva (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Uma resposta política
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.