São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil lança US$ 80 milhões em Portugal

JAIR RATTNER
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LISBOA

O secretário do Tesouro Nacional, Murilo Portugal, chega hoje a Lisboa para assinar o contrato de emissão de eurobônus (do Banco Central do Brasil.
A emissão é de US$ 80 milhões e será a primeira vez que o Brasil emite dívida em escudos, a moeda portuguesa.
A assinatura do contrato é o passo final no processo de emissão de eurobônus. A decisão de emitir os eurobônus foi tomada durante a visita ao Brasil do primeiro-ministro português, Antônio Guterres, em abril.
A dívida foi colocada no mercado a partir do dia 18 de abril. Para os bancos que conduziram o negócio, a operação foi um sucesso. "A procura foi 25% a 30% superior à oferta e as negociações fecharam em apenas dois dias", afirma Luís Féria, diretor do Banco Cisf. Em Portugal, a colocação de eurobônus costuma levar de 5 a 7 dias.
Venda esgotada
Segundo Féria, o Banco Central brasileiro poderia ter optado por emitir mais eurobônus em Portugal, mas preferiu deixar de satisfazer a procura para favorecer o mercado secundário.
"Neste momento, não temos mais nada em carteira", conta Féria. Os eurobônus em escudos estão sendo negociados de 99,9% a 100% do valor inicial, o que é considerado muito bom no mercado.
Mais bancos
Para a colocação da dívida, o sindicato bancário formado também foi maior do que o normal. Até agora, as emissões de dívida feitas em Portugal reuniam quatro a cinco bancos. Para os eurobônus, o sindicato juntou 20 bancos.
O Banco Central brasileiro vai receber o dinheiro em 15 de maio. Os eurobônus pagarão 2,4% acima da taxa de juros de referência de Lisboa, a lisbor. Atualmente, a lisbor está em 7%.

Texto Anterior: National Westminster decide demitir 15 mil funcionários
Próximo Texto: Instituto alerta para crise mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.