São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto alerta para crise mundial

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O "Worldwatch Institute", dos Estados Unidos, afirmou ontem que o Banco Mundial (BID) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) ignoram a ameaça de uma crise mundial de alimentos.
Segundo o instituto, que é independente e especializado em temas sociais e de meio ambiente, as projeções otimistas da produção futura de alimentos estão causando redução dos investimentos na agricultura.
O instituto afirma que as previsões dos dois organismos se baseiam em extrapolações de tendências passadas.
Com isso, ainda segundo o instituto, as previsões mostram um falso excedente na capacidade agrícola para o ano 2000, combinado com queda nos preços do trigo, do arroz e outros produtos.
O instituto considera, entretanto, que a exportação de excedentes registra hoje seu nível mais baixo e que os preços dos produtos alimentícios estão aumentando.
Por seu lado, o BID informou que as análises do instituto estão baseadas em documentos não-oficiais, que não representam o cálculo verdadeiro sobre a tendência da produção de alimentos.
Segundo a FAO, a produção de alimentos nos países em desenvolvimento cresce no mesmo ritmo que a população. O órgão salientou ainda que as quedas na produção de alimentos têm acontecido no Ocidente e na antiga União Soviética.

Texto Anterior: Brasil lança US$ 80 milhões em Portugal
Próximo Texto: Déficit é de três milhões na Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.