São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996 |
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Novas regras ajudam bancos
MÁRCIA DE CHIARA
A opinião é do economista Nelson Barrizzelli, da Universidade de São Paulo. Segundo ele, o objetivo do governo ao baixar as medidas de afrouxamento ao crédito foi tirar o dinheiro do mercado informal (agiotas e operações de factoring). Com isso, diz ele, atenua-se a perda do lucro dos bancos, que estavam proibidos de fazer operações de crédito ao consumidor com prazo superior a seis meses. "Essas medidas atenuam o prejuízo dos bancos, que estavam perdendo com a desintermediação financeira. Elas são insuficientes para alavancar as vendas", diz Barrizzelli. Na opinião do economista, não está faltando crédito no mercado. Tanto é que a maioria das grandes lojas já oferecia prazos de pagamento em até 18 vezes. Segundo ele, o crescimento de vendas por ocasião do Dia das Mães resulta do próprio otimismo do comércio. (MCh) Texto Anterior: Comércio prevê alta de 10% nas vendas Próximo Texto: Medida não afeta veículos Índice |
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