São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Há mercado de trabalho para quem quer se tornar consultor

Carreira é opção à vida de funcionário de empresa

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Seja como uma rentável alternativa de trabalho autônomo ou via de escape para o fantasma da dispensa após os 40 anos de idade, o trabalho de consultoria conquista cada vez mais adeptos no país.
"Existe mercado de trabalho", afirma o professor. "As empresas percebem que é mais produtivo chamar um consultor do que ter alguém contratado para resolver um problema momentâneo."
Para Bortoli Neto, que é um especialista no assunto, o importante para conseguir se firmar como consultor é descobrir, em primeiro lugar, um nicho de atuação.
É o caso de um consultor de marketing (ciência que estuda o mercado) que se especializa em projetos para empresas de turismo, por exemplo (veja texto ao lado).
Experiência de alguns anos é fundamental, assim como ótima qualificação e boa reputação no mercado (leia quadro ao lado).
"Mas isso não quer dizer que quem for só mais ou menos conhecido não tenha chances. O mercado não é só para feras", avalia Édson Macedo Carli, 29, diretor do IBCA (Instituto Brasileiro de Consultoria Aplicada), ligado à Fundação Armando Álvares Penteado.
Segundo ele, há várias áreas que têm mercado para consultoria. Alguns exemplos: todas as engenharias, informática, finanças, economia/marketing, administração, história, moda, oceanografia, química, psicologia, entre outras.
A remuneração é por hora de trabalho ou por projeto. "O valor é muito variável", diz Carli.
Mas, geralmente, quem se estabelece como consultor não ganha menos do que recebia quando era funcionário de uma empresa.

Texto Anterior: Interior é vitrina para radialista novato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.