São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996 |
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Há mercado de trabalho para quem quer se tornar consultor Carreira é opção à vida de funcionário de empresa CARLA ARANHA SCHTRUK
"Existe mercado de trabalho", afirma o professor. "As empresas percebem que é mais produtivo chamar um consultor do que ter alguém contratado para resolver um problema momentâneo." Para Bortoli Neto, que é um especialista no assunto, o importante para conseguir se firmar como consultor é descobrir, em primeiro lugar, um nicho de atuação. É o caso de um consultor de marketing (ciência que estuda o mercado) que se especializa em projetos para empresas de turismo, por exemplo (veja texto ao lado). Experiência de alguns anos é fundamental, assim como ótima qualificação e boa reputação no mercado (leia quadro ao lado). "Mas isso não quer dizer que quem for só mais ou menos conhecido não tenha chances. O mercado não é só para feras", avalia Édson Macedo Carli, 29, diretor do IBCA (Instituto Brasileiro de Consultoria Aplicada), ligado à Fundação Armando Álvares Penteado. Segundo ele, há várias áreas que têm mercado para consultoria. Alguns exemplos: todas as engenharias, informática, finanças, economia/marketing, administração, história, moda, oceanografia, química, psicologia, entre outras. A remuneração é por hora de trabalho ou por projeto. "O valor é muito variável", diz Carli. Mas, geralmente, quem se estabelece como consultor não ganha menos do que recebia quando era funcionário de uma empresa. Texto Anterior: Interior é vitrina para radialista novato Índice |
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