São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pan-83 revelou meio-fundista

ANDRÉ FONTENELLE
DO ENVIADO AO RIO

Zequinha Barbosa despontou entre as melhores fases de dois outros grandes meio-fundistas: Agberto Guimarães e Joaquim Cruz.
Ele ganhou a medalha de prata nos 800 m rasos nos Jogos Pan-Americanos de Caracas (Venezuela), 1983, logo atrás de Agberto.
Na sua primeira Olimpíada, Los Angeles-84, Zequinha chegou às semifinais dos 800 m. Ainda estava à sombra da fama de Joaquim Cruz, que ganhou o ouro.
Em Seul-88, já entre os favoritos, Zequinha correu entre os líderes, mas perdeu terreno no final e acabou em sexto lugar.
Em Barcelona-92, ele liderou grande parte da prova, junto ao norte-americano Johnny Gray.
Nos cem metros finais, não resistiu à arrancada dos quenianos William Tanui (ouro) e Nixon Kiprotich. Na luta com Gray pela medalha de bronze, Zequinha perdeu.
"Com qualquer um dos meus cinco melhores tempos, eu teria vencido. Você quer saber que raio de dor é pensar nisso e ter que dizer: 'É assim'? Vou fazer o quê? Falar que Deus é ingrato? Não, pelo contrário. Se não fosse por ele, não estaria aqui hoje."
(AFt)

Texto Anterior: Zequinha mantém o estilo em Atlanta
Próximo Texto: Atleta é suspensa por doping em quatro anos; Ex-técnico de Sampras morre de câncer aos 44; Brasil disputa Mundial de Iatismo na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.