São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A Europa em Atlanta

SÍLVIO LANCELLOTTI

Acontece hoje, em Atlanta, o sorteio dos quatro grupos que comporão a fase inicial do torneio masculino do futebol nos Jogos Olímpicos.
Brasil, Espanha, EUA e Gana são os cabeças-de-chave. Também estão qualificadas dez outras nações: Arábia Saudita, Argentina, Coréia do Sul, França, Hungria, Itália, Japão, Portugal, Nigéria e Tunísia.
Mais duas sairão de um certame em Edmonton (Canadá), entre os dias 10 e 19. Participarão o país-anfitrião, Costa Rica, El Salvador, a Guatemala, México e Trinidad e Tobago.
O vencedor garante o passaporte. O segundo batalha pela vaga contra a Austrália.
O torneio de Atlanta promete ser o mais equilibrado e empolgante de todos os Jogos. Principalmente porque as seleções da Europa vão desprezar orientação da Uefa, que organiza o futebol no Velho Continente.
Queria a Uefa que as seleções viajassem a Atlanta apenas com atletas abaixo dos 21 anos, aqueles já inscritos no campeonato regional, competição que também serve de eliminatória.
Na última semana, todavia, a Itália detonou a recomendação da Uefa e decidiu incluir em seu elenco três jogadores acima de 23 anos que o regulamento dos Jogos permite. Imediatamente, Espanha e França apoiaram.
Cesare Maldini, treinador da "Azzurra" olímpica, apenas espera que o seu colega Arrigo Sacchi, mister da principal, defina os jogadores que convocará ao campeonato da Europa, concentração a partir do dia 16.
Sabe-se que Maldini pensa num arqueiro experiente como Gianluca Pagliuca, titular na Copa de 94. Pensa, ainda, num meio-campista de fulgor como Roberto Baggio, seguramente fora dos planos de Sacchi.
O terceiro, Maldini imagina Gianluca Vialli. Só necessita conseguir que Antonio Matarrese, o presidente da federação da Bota, aceite engolir um antigo veto a Vialli para montar um time digno da medalha de ouro.

Texto Anterior: 'Quase-tragédia' pode beneficiar o Corinthians
Próximo Texto: Trap no Bayern; Hoddle & Gullit; Olivier no Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.