São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A mudança no tamanho dos apartamentos

Plantas de dois dormitórios publicadas em anúncios de jornal

- Anos 50
Os apartamentos de dois dormitórios são amplos e possuem cozinha, banheiro e área de serviço espaçosos. O pé-direito (distância entre o piso e o teto) alcançava até 3 m. Não havia preocupação com economia de espaço. Grandes banheiras eram equipamento comum em apartamentos de dois dormitórios. A garagem não era um item importante.

- Anos 60
A novidade nos apartamentos de dois dormitórios é a introdução de banheiro privativo, chamados de "suíte". O termo foi inspirado nos quartos de hotel, cuja suíte compreendia o quarto, uma saleta e banheiro.

- Anos 70
A plantas refletem o aumento do poder aquisitivo, fruto do chamado "milagre econômico". Os ambientes continuam amplos, mas o setor de serviço (cozinha e área de serviço) começa a perder espaço.

- Anos 80
As dimensões dos cômodos começam a ficar menores por razões econômicas. Sacadas e terraços são mais utilizados. Os salões de festas passam a ser fundamentais em qualquer projeto.

- Anos 90
Os apartamentos ficam ainda menores em relação à década anterior. Busca-se a racionalização em função do aumento de custos. Arquitetos e construtores tentam unir conforto e funcionalidade a preços acessíveis à classe média. A tendência de compactação deve continuar nos próximos anos.

Texto Anterior: Compactação é uma tendência
Próximo Texto: Vendas de novos mantêm crescimento no ABCD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.