São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPLANTE; TRANSPLANTE 2; A PALAVRA; SURRAS; SURRAS 2; CÂNCER; SAÚDE; FÍSICA

- TRANSPLANTE
Transplantar órgãos de animais para humanos poderia ativar vírus até agora desconhecidos, segundo alerta de um grupo de médicos e advogados britânicos. O grupo "Médicos e Advogados por uma Medicina Responsável" pede que sejam suspensas as pesquisas sobre implantes de órgãos de porcos em seres humanos. Segundo a associação, faltam pesquisas precisas sobre os riscos envolvidos na técnica.

- TRANSPLANTE 2
Em todo transplante, o sistema de defesa do organismo deve ser desativado por meio de drogas. Evita-se assim que o órgão implantado seja rejeitado. Os cientistas temem que esse procedimento possa abrir a porta para vírus que nunca infectaram humanos. O grupo contra os transplantes, criado na semana passada, é uma extensão da organização "Médicos do Reino Unido contra os Experimentos com Animais".

- A PALAVRA
"O fato de que uma teoria possa ser refutada certamente não é um de seus menores charmes"
Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), filósofo alemão

- SURRAS
Espancar crianças para punir seus comportamentos agressivos as torna apenas ainda mais agressivas, segundo estudo realizado na Universidade de New Hampshire (Estados Unidos) pelo pesquisador Murray Straus. Straus estudou 3.780 famílias durante dois anos. As crianças que levaram mais surras foram as que apresentaram o maior nível de comportamento anti-social no final do período estudado.

- SURRAS 2
Para avaliar os efeitos das surras, Murray levou em conta o status econômico das famílias, o sexo das crianças, o apoio emocional que elas recebiam, os estímulos mentais aos quais eram submetidas e seu nível de comportamento anti-social no início da pesquisa. O aumento do nível de comportamento anti-social das crianças espancadas não está relacionado a nenhuma dessas variáveis, mas à quantidade de surras.

- CÂNCER
Pessoas mais ricas têm mais câncer de pele, segundo estudo publicado no "British Medical Journal". Durante 15 anos foram estudados 3.142 pacientes escoceses. Observou-se que as mulheres mais ricas são ainda mais propensas a desenvolver a doença do que os homens ricos. Segundo os pesquisadores, a exposição dos mais ricos ao sol nos feriados e férias explicaria os resultados do estudo.

- SAÚDE
Como e Por Que Envelhecemos, de Leonard Hayflick, tradução de Ana Beatriz Rodrigues. Editora Campus (r. Sete de Setembro, 111, 16º andar, Rio de Janeiro, CEP 20050-002, tel. 021/221-5340). 400 págs. R$ 39,90.
O autor explica o que se sabe sobre envelhecimento e discute implicações do aumento do número de idosos.

- FÍSICA
Princípios de Eletrodinâmica Clássica, de Josif Frenkel. Edusp (av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, 6ª andar, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-900, tel. 011/813-8837). 424 págs.
Frenkel, professor do Instituto de Física da USP, apresenta a teoria eletromagnética e suas aplicações.

Texto Anterior: O que é mol?
Próximo Texto: Destruição do ambiente atrai aves aquáticas para Cubatão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.