São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo testa novo formato às 20h40

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

"O Fim do Mundo", mininovela em 35 capítulos que estréia amanhã às 20h40 na Globo, chega às telas com uma dupla responsabilidade.
Primeiro, recuperar a audiência do horário, um pouco abalada depois de "Explode Coração". Segundo, testar a viabilidade de um novo formato, alternativo às novelas tradicionais, com mais de 100 capítulos.
Em "O Fim do Mundo", o autor Dias Gomes volta a trazer para a TV temas polêmicos. Depois do pastor Mariel (Edson Celulari) em "Decadência", é a vez do vidente Joãozinho da Dagmar (Paulo Betti), um místico que exala perfume, entorta garfos e tem "receitas" polêmicas para curar males da população.
Ao todo-poderoso Sebastião Socó (José Wilker), por exemplo, diz que sua impotência só poderá ser curada por uma mulher especial -o que leva o empresário a estuprar a cunhada, Gardênia (Bruna Lombardi).
Joãozinho da Dagmar é o detonador de toda a loucura em Tabacópolis, pacata cidade do interior, que vive da indústria do fumo. Um dia, na varanda da casa onde vive com suas três mulheres, ele prevê o fim do mundo.
Se a princípio a previsão não é levada a sério, depois que uma chuva interminável inunda a cidade, e uma sucessão de fatos estranhos acontece, tudo muda.
O fim do mundo cria um álibi para que os moradores da cidade realizem seus sonhos. O diretor do hospício solta os loucos, e o delegado, os presos. O malandro passa a vender terrenos no céu, e o padre é tentado a deixar de lado seu voto de castidade.
Elenco
"O Fim do Mundo" chega com um elenco formado por astros do primeiro time da emissora: Paulo Betti, José Wilker, Lima Duarte, Bruna Lombardi, Paloma Duarte e Patrícia França.
Afastada da TV há dois anos, Paloma Duarte é Letícia, filha caçula de Sebastião Socó. Ela é uma das que resolve mudar sua vida com a perspectiva do fim do mundo. Decidida a não morrer virgem, procura o noivo, Josias Junqueira (Guilherme Fontes), mas encontra o peão Rosalvo (Maurício Mattar), que não hesita em resolver o "problema".
Patrícia França volta de peruca loura e lentes de contato azuis com o personagem Lucilene -dublê de cantora de boate e empregada da fábrica de cigarrilhas de Sebastião Socó.
Bruna é Gardênia, mulher bonita e insinuante, que tem uma paixão recolhida pelo cunhado, Sebastião Socó, mas a quem não perdoa pelo estupro.
Efeitos
"O Fim do Mundo" inova nos efeitos especiais. Pela primeira vez, uma novela usa objetos e animais criados em computador.
Foram usados computadores também para criar ondas gigantes e tempestades. Uma maquete de Tabacópolis foi construída para as filmagens do "fim do mundo" -é nela que caem postes, carros são tragados pela terra, e o céu fica incandescente.

Texto Anterior: Jovens são alvo de "Colégio"
Próximo Texto: Minisséries devem deixar faixa das dez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.