São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal do tempo deve chegar ao Brasil

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Weather Channel, o canal americano especializado em serviços meteorológicos, prepara sua chegada à TV paga brasileira. O lançamento está previsto para o final do ano.
A Landmark Communications, empresa proprietária do canal, já apresentou o projeto ao Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), sediado em Cachoeira Paulista -195 quilômetros a nordeste da Capital.
"Para montar os boletins meteorológicos precisaremos de parceiros que possam fornecer os dados coletados no Brasil", afirma Raymond De Lagrave, consultor da Landmark.
A empresa que vai operar o canal no país ainda não foi definida. A Landmark também é proprietária do Travel Channel, distribuído atualmente por algumas operadoras do sistema Net Brasil.
"Existe uma ligação entre o Travel e o Weather, já que os turistas precisam de informações sobre o tempo. Mas ainda é cedo para acertar alguma coisa", diz Helena Perli, gerente de programação da Net Brasil.
Cobertura 24h
A proposta do Weather Channel é oferecer 24 horas de cobertura meteorológica, apresentando boletins nacionais, regionais e locais -em português e espanhol.
"Pensamos em montar um sistema de captação de dados com 30 ou 40 praças no Brasil", diz De Lagrave, que preferiu não revelar o valor do investimento.
Depois de receber via satélite as informações na sede em Atlanta, o canal pretende transmitir ao vivo as previsões "constantemente atualizadas".
"Do ponto de vista tecnológico, podemos atender as necessidades do canal. Mas a empresa precisa investir alto para viabilizar toda essa operação", conta Carlos Nobre, 45, chefe do Cptec.
Segundo Nobre, o canal deveria contratar meteorologistas brasileiros para a interpretação dos dados. "Só profissionais que já estão acostumados com o nosso clima podem assegurar a qualidade da previsão."

Texto Anterior: Minisséries devem deixar faixa das dez
Próximo Texto: Weather atua há 13 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.