São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
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CARTAS

* "Como cliente fiel da marca Fiat, tenho um Tipo e esperei com ansiedade o lançamento do Palio. No dia 20, primeiro dia de venda, fui à revenda Sinal, onde efetuei a compra de um Palio 16V com diversos opcionais, inclusive airbag.
Para minha surpresa, dois dias depois fui contatado pela revenda, que me explicou que esse acessório não estava disponível e nem tinha prazo para tal. Entrei em contato com o atendimento ao cliente, que confirmou a informação.
Em face ao ocorrido, resolvi cancelar a compra, mas faço questão de dar ciência desse fato. Considero um desrespeito anunciar um produto, fazer propaganda da segurança do carro, que seria o primeiro em sua categoria a oferecer o equipamento, e não ter o produto disponível."
Agenor Silva de Carvalho (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou que o Palio com airbag só está disponível sob encomenda, pelo sistema Palio On-Line. A demora é de cerca de 60 dias.

* "Ainda não estou bem informado a respeito da instalação de turbo em carro de passeio. Algumas pessoas dizem que o carro turbo gasta menos combustível; outros dizem que gasta mais.
Gostaria de saber a verdade sobre a instalação de turbo e o que posso fazer para melhorar o desempenho de meu Mille EP."
Ilizeu Granero Ruiz (Maringá, PR)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, o mais viável para veículos de 1.000 cilindradas é a instalação de um turbo.
Com o equipamento, deve haver aumento médio de 20% no consumo para elevação de potência de cerca de 50%. De acordo com Perrella, o Mille passa de 56 cavalos para 84 cavalos.
Caso o motor seja usado frequentemente em alta rotação, haverá queda na durabilidade.

* "Comprei um Daewoo 550, modelo 95, em novembro do ano passado, na revenda da marca em Presidente Prudente (SP). Depois de um mês de uso, a revenda anunciou que estaria em férias coletivas por 15 dias.
Logo em seguida, foi colocado novo aviso, comunicando que a assistência técnica passaria a ser feita temporariamente em São José do Rio Preto (SP), distante 280 km de Presidente Prudente.
Os proprietários de veículos da marca foram pegos de surpresa. Gostaria de saber se a Daewoo vai tomar providências em relação à assistência técnica na cidade."
Otávio Evangelista de Oliveira (Presidente Prudente, SP)
Resposta
Segundo a Daewoo Motors, a revenda de Presidente Prudente fechou sem informar à empresa. Informou ainda que já está providenciando para breve solução para o problema.
Enquanto isso, a assistência técnica para os veículos da marca poderá ser feita em São José do Rio Preto, Londrina ou em outra revenda da preferência do cliente.

* "Só 85 dias após um lance no Consórcio Chevrolet, consegui tirar meu carro.
Depois de muita insistência, faturaram o veículo na quinta-feira antes do Carnaval.
Demorou mais alguns dias ainda para conseguir o protocolo do Detran. Mesmo assim, a revenda Itororó não liberou o veículo. Tive que esperar pelo documento original. Gostaria de saber se, caso tivesse chegado à revenda com o dinheiro na mão, eu teria que aguardar 85 dias."
Joel de Souza (São Paulo, SP)
Resposta
Segundo a GM, a demora foi devido à inexistência de veículos na revenda que atendessem às especificações solicitadas pelo cliente.

* "Gostaria de saber se a Fiat tem intenção de deixar de fabricar os modelos Uno e Tipo, quando isso deve acontecer e quais os modelos que vão substituí-los."
Regina Célia Moresi (São Paulo, SP)
Resposta
As versões CS 1.5, m.p.i. 1.6 e Turbo 1.4 deixaram a linha de montagem com a chegada do Palio. O Uno só está em produção na versão Mille ("popular").
Até o final do ano, a Fiat deve lançar o Palio 1.0, sem tirar o Mille de linha. Isso só deve acontecer, segundo a montadora, em meados do ano que vem.
O Tipo deve durar até o final de 97. Segundo a montadora, seu substituto imediato seria a versão sedã do Palio.

* "Comprei um Uno CS 1.5, ano 95, em fevereiro do ano passado. Nos primeiros dias, notei que o motor do carro emitia um ruído característico de folga nas válvulas.
Alguns meses depois, reclamei do problema junto à revenda Itavema, onde o carro ficou para reparos. Voltou com o mesmo problema.
Como não podia ficar muito tempo sem o veículo, resolvi aguardar a revisão dos 10 mil km, que foi feita na Via Norte.
O defeito não foi reparado. Voltei à concessionária e deixei novamente o carro.
Para minha surpresa, tive que pagar uma conta de R$ 85, dos quais R$ 7 se referiam ao valor da peça trocada e R$ 78 à mão-de-obra, para regulagem de válvulas. A informação que me deram é que a montadora não cobre o serviço de troca de peça com desgaste.
Inconformado, entrei em contato com o serviço de atendimento ao cliente, onde me confirmaram a informação. Acho essa atitude da Fiat uma injustiça com o consumidor.
Gostaria de saber se é normal um carro apresentar ruído de folga nas válvulas com menos de 10 mil km."
Adilson Gonçalves Lima (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou que no período de 21 a 23 de fevereiro deste ano os reparos no veículo foram executados na concessionária GPV, sem ônus para o cliente.
A montadora esclareceu que, no dia 11 de março, a revenda Via Norte ressarciu ao cliente o valor pago.

A Folha contatou o leitor, que confirmou as informações da montadora.

* "Tenho uma Parati CL, ano 90. Gostaria de comprar um jogo de bancos da marca Recaro. Consultei concessionárias e lojas de Belo Horizonte, mas não consegui encontrar. Gostaria de saber como proceder para receber a mercadoria em casa."
Lúcio E. Fernandes (Belo Horizonte, MG)
Resposta
A Recaro entrega seus bancos em todo o país. O pedido deve ser feito à loja da Recaro, na av. Bandeirantes, 4.880, Planalto Paulista, São Paulo, tel. (011) 5581-2446, Fax (011) 577-2208.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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