São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA tratam próstata com microondas

DA REPORTAGEM LOCAL; COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O departamento americano que controla medicamentos e alimentos (FDA) aprovou ontem o uso de um aparelho para tratar tumores benignos de próstata.
O aparelho trata o problema -a hiperplasia benigna da próstata (HBP)- por meio de microondas, as quais destroem as células que se multiplicaram em excesso no órgão. O tratamento dispensa o uso de drogas ou cirurgia.
A HBP afeta cerca de 50% dos homens de mais de 60 anos. Cerca de 10% dos homens que vivem até os 80 anos são submetidos a cirurgia para resolver os problemas provocados pelo aumento do tamanho da próstata.
A próstata com volume aumentado comprime a uretra (canal que leva a urina da bexiga para o exterior) e a obstrui. A obstrução pode impedir o esvaziamento completo da bexiga, o que pode provocar infecção urinária, por exemplo.
O equipamento é produzido nos EUA pela empresa Edap Technomed. O tratamento dura uma hora e exige anestesia local.
Pequeno alívio
Segundo o FDA, os medicamentos para tratar a HBP oferecem apenas um pequeno alívio. A cirurgia, mais eficaz, pode provocar perda de sangue e impotência.
O FDA observou que o aparelho não corrige o esvaziamento incompleto da bexiga.
Por causa do desenho do equipamento, podem ser tratadas apenas próstatas de tamanho médio.

Texto Anterior: Andar em esteira é a atividade física que queima mais calorias
Próximo Texto: Naufrágio junto à costa de Serra Leoa causa 116 mortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.