São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas volta a dar vacina de meningite

Reações suspenderam campanha

DA FOLHA SUDESTE

A Prefeitura de Campinas (99 km de SP) retoma hoje a vacinação contra a meningite do tipo C.
A campanha foi interrompida no dia 15 de abril, depois que 7.500 pessoas apresentaram reações adversas em Campinas e Hortolândia (90 km de SP).
Por causa do problema, a vacina utilizada hoje foi importada do Instituto Pasteur-Mérrieux, da França. A anterior era do laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), do Rio.
A Unicamp (Universidade de Campinas) analisou amostras do lote de 540 mil vacinas que serão usadas na campanha e não constatou nenhuma anormalidade.
Segundo o infectologista Marcelo Ramos, 45, existe uma margem de reações de 2% das pessoas vacinadas, que é aceitável mundialmente.
A meningite é uma doença que provoca a inflamação das membranas (meninges) em torno do cérebro e sua transmissão ocorre pelo ar. Este ano foram registrados 16 casos em Campinas.
A vacinação vai acontecer das 8h às 21h em 235 locais. A vacina é para pessoas entre 2 e 24 anos. A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar pelo menos 400 mil pessoas até o dia 18, quando se encerra a campanha.
Hortolândia
Hortolândia encerrou anteontem a sua campanha de vacinação contra a meningite meningocócica do tipo C. A vacinação atingiu 91,3% da meta inicial traçada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em cinco dias -a campanha começou no último dia 7- foram vacinadas 51.141 pessoas de 2 a 24 anos. A meta era vacinar cerca de 56 mil.
A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que, diante do problema verificado na primeira campanha, o resultado acima de 90% foi muito satisfatório.

Texto Anterior: Megacongresso vai debater a 'escola do futuro' em SP
Próximo Texto: Indultado deixa a cadeia e mata a mãe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.