São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Megacongresso vai debater a 'escola do futuro' em SP

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa amanhã, em São Paulo, um megacongresso e uma feira de educação que pretendem reunir cerca de 40 mil pessoas, entre estudantes, professores, donos de escolas e estudiosos da área.
Os temas das cerca de cem palestras do congresso vão desde o ensino básico, médio, universitário, vocacional até o uso de computadores na sala de aula.
A primeira-dama Ruth Cardoso deve participar de um seminário sobre desemprego no penúltimo dia do congresso, na próxima quinta-feira.
Cerca de 20 especialistas internacionais também estarão presentes, alguns apenas virtualmente -por meio de teleconferência.
A maioria dos debates, porém, vai discutir os rumos da educação no mundo, e a importância dos avanços tecnológicos. "Como deve ser a escola do futuro? Esta é a grande discussão da área", afirma Fredric Litto, 57, coordenador científico da Escola do Futuro da USP (Universidade de São Paulo).
O grande trunfo do congresso é o professor Howard Gardner, da Universidade de Harvard (EUA), autor de uma das teorias mais discutidas na atualidade: as "múltiplas inteligências".
Pela teoria de Gardner, a inteligência é compartimentalizada, isto é, uma pessoa pode ter "inteligência matemática" e não ter, por exemplo, "inteligência linguística". Ele sugere que, para aproveitar as características diferentes de uma pessoa, a educação seja individualizada.
"A educação tem de deixar de ser industrializada", afirma Litto.
A palestra de Gardner será a segunda de amanhã, mas ele não estará em São Paulo. Vai apresentar sua teoria por meio de teleconferência (a imagem é transmitida via satélite). Os participantes podem fazer perguntas em tempo real.
Feira
Cerca de 150 expositores trarão as principais novidades para o setor. Os organizadores estimam em US$ 120 milhões o montante movimentado com a feira.
A Educar 96 - 3ª Feira Internacional de Educação e o Educador 96 - 3º Congresso Internacional de Educação começam amanhã e vão até sexta. Elas ocorrem no Palácio de Convenções do Anhembi (av. Olavo Fontoura, s/nº, zona norte).

Texto Anterior: Lixo: reciclar conceitos
Próximo Texto: Campinas volta a dar vacina de meningite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.