São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes alfabetizam 1.200 na BA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Um grupo de alunos do curso de magistério implantou, na região de Valença (a 256 km de Salvador), uma experiência educacional com a finalidade de ajudar a reduzir o analfabetismo na Bahia.
Implantado no começo de 95, o projeto Aja (Alfabetização para Jovens e Adolescentes) já ensinou cerca de 1.200 pessoas a ler e escrever, segundo o coordenador de Estágio Curricular do Centro Educacional de Valença, Carlos Antônio Vilas Boas.
Somente neste ano, cerca de 3.000 pessoas da região estão frequentando as aulas.
Aulas em igreja
Os alunos do magistério da região de Valença usam apostilas de cursos do Ministério da Educação e recrutam novos estudantes nas comunidades mais carentes. As aulas são realizadas igrejas, associações de bairros e sindicatos.
O espaço físico e o material didático são fornecidos pelas entidades participantes e pela própria população.
Os alunos inscritos têm aulas todos os dias, das 19h às 21h. "O horário não impede que os alunos possam trabalhar normalmente", afirma Vilas Boas.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, o fato de as crianças começarem a trabalhar cedo é apontado pelos pais como um dos principais motivos da evasão escolar na Bahia.
A secretaria se baseou no projeto iniciado em Valença para tentar reduzir os índices de analfabetismo no Estado. Há dois meses, o governo do Estado lançou um programa semelhante para atingir as demais regiões.

Texto Anterior: Laboratório produz pílulas de rapadura para merenda escolar
Próximo Texto: O bissexto e Nostradamus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.