São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ford perde guerra dos motores

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

A julgar pelo resultado do treino oficial de sábado para a US 500, sexta etapa da Indy, em Michigan (EUA), a Ford ficou para trás na guerra dos motores da categoria.
Carros com propulsores Honda ou Mercedes ocupam as oito primeiras posições do grid, com vantagem para o fornecedor japonês, que levou Jimmy Vasser (EUA/Ganassi) à pole-position e Adrian Fernandez (MEX/Tasman) ao segundo posto.
O primeiro representante da Ford no grid é Scott Pruett (EUA/Patrick), na nona posição.
Alguns pilotos apostam que ambas as fábricas aprontaram motores especialmente para a classificação. Os propulsores seriam mais potentes, mas menos resistentes.
Seria essa a razão pela qual o brasileiro Gil de Ferran (Hall) conseguiu uma verdadeira proeza no treino de anteontem: o Honda de seu carro explodiu.
Foi a primeira vez que um exemplar do modelo HRH da fábrica japonesa estourou e a primeira quebra de um motor da Honda na Indy desde a corrida de Mid-Ohio em 14 de agosto de 94.
Se confirmada a hipótese dos motores de classificação, haverá mais equilíbrio na corrida, pois os propulsores perderiam em potência para ganhar durabilidade.
Alguns pilotos saíram à pista ontem de manhã, em treino livre. Paul Tracy (CAN/Penske) foi o mais veloz, com 30s916. Hoje, alguns brasileiros, como André Ribeiro e Raul Boesel, fazem testes em Milwaukee.
(MT)

Texto Anterior: Rio reduz o público e aumenta GP
Próximo Texto: O grid provisório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.