São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ali Agca pede a João Paulo 2º suspensão da prisão perpétua

Terrorista que atirou no papa em 1981 quer ser reabilitado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O turco Ali Agca, condenado à prisão perpétua pelo atentado contra João Paulo 2º em 1981, manifestou o desejo de reencontrar o papa para que o ajude a se reabilitar e reconquistar a liberdade.
"Gostaria de pedir ao papa uma demonstração de reconciliação e de paz, que seria um exemplo concreto num mundo sacudido pela violência, pelos genocídios e pelas vinganças étnicas", disse Agca numa entrevista publicada pelo jornal mexicano "Reforma".
Agca também desmentiu que fizesse parte de um complô internacional para assassinar o papa.
Beatificação
Numa cerimônia ontem, no Vaticano, o papa João Paulo 2º beatificou seis religiosos. Entre os beatificados está o cardeal italiano Ildefonso Schuster, arcebispo de Milão entre 1929 e 1954.
Considerado simpatizante do fascismo, Schuster transformou-se em opositor ao regime do ditador Benito Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial, quando deu proteção a milhares de pessoas perseguidas pelo fascismo.
Secessão
Umberto Bossi, chefe do movimento federalista italiano Liga Norte, constituiu ontem, simbolicamente, um governo paralelo do norte da Itália.
O líder ameaçou com a secessão a fim de pressionar a recém-constituída maioria de centro-esquerda no Parlamento a introduzir o federalismo no país.
Os parlamentares da Liga Norte defendem a constituição da Padania, um Estado independente que reuniria as regiões do Piemonte, Friúli-Veneza-Giulia, Lombardia, Ligúria e Emilia-Romanha.

Texto Anterior: Partido do Congresso pode se unir aos comunistas na Índia
Próximo Texto: Massacres deixam 13 mortos na Colômbia; Tempestade mata 20 e corta telefones no Nepal; Argentina explica venda de armas para o Equador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.