São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia é segura, diz governo

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

David Hinson, presidente da FAA (Administração Federal da Aviação) disse ontem em entrevista coletiva que a Valujet é uma companhia segura.
"Sim, a Valujet é segura, eu voaria com ela. A companhia atinge os padrões exigidos", afirmou.
A FAA iniciou um programa de inspeção nos aviões da Valujet em fevereiro devido à ocorrência de acidentes constantes com a companhia. Foram inspecionadas 375 aeronaves no período.
Segundo o secretário dos Transportes, Frederico Pena, foram requisitados -e providenciados pela companhia- aprimoramentos nos programas de manutenção e treinamento, mas nenhuma deficiência de segurança significativa teria sido encontrada.
A Valujet é uma das 39 novas companhias aéreas em operação depois da mudança nos regulamentos para abertura de empresas desse tipo, em 1978.
A maioria das novas empresas utiliza aeronaves mais antigas e paga salários mais baixos para seus funcionários -que têm pouco tempo de carreira. Elas operam principalmente na Costa Oeste dos Estados Unidos.
Para conseguir a licença para operar, as companhias precisam ter aprovação da FAA para os equipamentos, programas de manutenção e treinamento de pilotos e comissários, entre outros.
Segundo Pena, um estudo mostrou que os níveis de segurança nas companhias pequenas é o mesmo das grandes linhas aéreas. (PD)

Texto Anterior: Busca por vítimas é suspensa
Próximo Texto: Desastre é o quarto maior do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.