São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descartada troca de arma por alimento

Objetivo é apenas sensibilizar a população

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Segurança de São Paulo desistiu de propor à população a entrega de armas em troca de algum bem, como uma cesta básica ou um brinquedo.
A troca faria parte da campanha de desarmamento anunciada pelo secretário José Afonso da Silva, após o aumento dos assassinatos no Carnaval. Quase três meses após anunciada, a parte publicitária da campanha ainda não saiu do papel.
Segundo o publicitário Duda Mendonça, cuja agência prepara a campanha, está definido que será "institucional".
"Não vamos propor a troca da arma por alguma coisa, mas tentar sensibilizar a população para que deixe sua arma em casa, ou mostrar que ter revólver não resolve a criminalidade", afirmou.
A Folha apurou que a campanha não deve se posicionar contra a compra de armas, para não prejudicar os fabricantes.
Pesquisa inviável
A assessoria de imprensa da secretaria informou que se mostrou inviável a pesquisa para apurar o bem mais adequado como contrapartida às armas.
O instituto Gallup não conseguiu reunir moradores da periferia que tivessem arma e estivessem dispostos a participar.
Segundo a secretaria, a idéia da troca era "apenas simbólica".
A parte operacional da ofensiva pelo desarmamento está em curso, com operações da polícia que têm como um dos objetivos apreender armas irregulares.
Novela
A secretaria informou que a TV Globo já teria concordado em abrir espaço em suas novelas para um tipo de "merchandising institucional" contra as armas.
A idéia seria mostrar diálogos que comentassem a inutilidade e os riscos de andar armado. O setor de divulgação da TV Globo informou que a direção desconhece qualquer acerto.

Texto Anterior: Tiro que matou estudante partiu da PM
Próximo Texto: Aula pode ser suspensa por insegurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.