São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Onde vai parar o lixo que não é reciclado

No Brasil, grande parte do lixo das cidades não é coletado. É jogado nas ruas, praças, terrenos baldios, rios, lagos etc. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) verificou que a maior parte desse lixo vai parar nos lixões.

Lixões
São grandes terrenos ou áreas alagadas, a céu aberto, onde o lixo é despejado, colocando em risco a saúde da população, além de poluir o solo, a água e o ar.

Aterros sanitários
São lugares distantes das cidades, onde o lixo é comprimido, coberto com uma camada de terra e onde é feito o tratamento dos gases e líquidos que o lixo produz. É também feito o controle de animais transmissores de doenças.

Usinas de compostagem
São lugares onde restos de alimentos, como cascas de frutas, legumes, pode de árvores, esterco (cocô) de animais são transformados em adubo. O adubo serve para enriquecer o solo, para cultivar alimento e para ajudar o reflorestamento, entre outras coisas.

Usinas de incineração
São lugares onde é feita a queima do lixo com temperatura muito alta, mais de 900 graus Celsius (900º C). Esse tipo de tratamento do lixo pode gerar energia elétrica. Mas, se a incineração não for bem feita, ela lança gases tóxicos na atmosfera e dioxinas, substâncias que provocam câncer.

Fonte: O livro "Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado", do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem)

Texto Anterior: Vivemos na "Idade do Plástico"
Próximo Texto: Basta reciclar o lixo para salvar o planeta?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.