São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basta reciclar o lixo para salvar o planeta?

A reciclagem do lixo não é a única coisa que as pessoas podem fazer para preservar o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida. Como agir para solucionar o problema do lixo que todos nós produzimos?
A resposta está num conjunto de atitudes, e veja que coincidência, todas elas começam com R:
- Reduzir a quantidade de lixo produzida tanto nas casas como nas indústrias. Desperdiçar menos. Exigir produtos que durem mais.
- Reutilizar objetos e materiais que consideramos inúteis e jogamos no lixo, fazendo com que tenham nova utilidade. Doar aquilo que ainda pode servir para outras pessoas como roupas, moveis, brinquedos, livros, aparelhos domésticos, etc.
- Reciclar, ou seja, transformar os materiais usados em novos produtos.
- Repensar os hábitos de consumo e de "jogar fora". Consumir o necessário, sem exageros. E pensar que não existe "fora", o lixo não desaparece como por encanto. Fica aqui, no planeta Terra, nos aterros sanitários, nos lixões, nos córregos e rios, ou são queimados nas usinas de incineração.

Texto Anterior: Onde vai parar o lixo que não é reciclado
Próximo Texto: Onde vão parar as garrafas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.