São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fascículo é alterado para incluir Quércia

DA FOLHA SUDESTE

O jornal "Diário do Povo", de Campinas (99 km a noroeste de São Paulo), pertencente a Orestes Quércia, alterou o fascículo "1.000 que Fizeram o Século 20" para homenagear o ex-governador de São Paulo.
O fascículo, publicado também pela revista "IstoÉ", traz originalmente a biografia da estilista inglesa Mary Quant, criadora da minissaia, na página onde foi inserido o texto sobre Quércia.
A publicação foi preparada pelo jornal "The Times". No contrato com a Empresa de Comunicação Três Editorial, há previsão de substituir de 5% a 10% dos nomes originais por personalidades brasileiras.
Segundo a diretora do Departamento Jurídico da Três Editorial, Edy Paal, a substituição dos nomes está prevista no contrato.
"A 'IstoÉ' adotou o critério de inserir nomes de políticos de vulto já falecidos. O 'Diário do Povo' achou por bem incluir o nome de Orestes Quércia e isso não é irregular", afirmou.
O verbete sobre Orestes Quércia faz alusão a um político que encerrou seu mandato como governador com aprovação popular de 61,9%. A publicação cita ainda Quércia como um político perseguido pela imprensa.
Na página 243 do fascículo está grafado o seguinte texto: "Por ter-se identificado com as parcelas mais pobres e carentes da população e por nunca se haver composto com as elites, este político (...) foi alvo de uma das maiores campanhas de ataques e denúncias infundadas de que se tem notícia, de parte de setores da imprensa do Estado".
O espaço editorial dado à biografia de Quércia é maior do que o dado ao ex-presidente da República Jânio Quadros, ao líder comunista Luiz Carlos Prestes e a John Fitzgerald Kennedy.
O editor-chefe do jornal, João Paulo Soares, enviou um fax em que exime a redação de responsabilidade sobre o fascículo.

Texto Anterior: Avião da FAB explode na Bahia e mata 4 militares
Próximo Texto: A mina da Telebrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.